sexta-feira, 26 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Igor Ivanovich Sikorsky, pioneiro da aviação ucraniano, morreu em Easton, Connecticut, em 26 de Outubro de 1972. Nascera em Kiev, no dia 25 de Maio de 1889. Concebeu o primeiro avião quadri-reactor e o primeiro helicóptero com um só rotor principal. Fundou a sociedade Sikorsky Aircraft Corporation em 1923.
Filho de um professor de psicologia e de uma médica, foi esta última quem assegurou o seu ensino até ao 9º ano. Simultaneamente desenvolveu no filho o interesse pela vida e obra de Leonardo Da Vinci e pelos romances de Júlio Verne. Foi assim que ele começou muito cedo a fazer as suas primeiras experiências e “fabricou”, aos doze anos, um pequeno helicóptero movido por um elástico.
De 1903 a 1909 estudou no Colégio de Guerra Naval de São Petersburgo, com um interregno de um ano (1906/1907) em que recebeu formação de engenheiro em Paris. Numa viagem que fez à Alemanha com o seu pai, descobriu a foto de um dos pioneiros da aviação americana (um dos irmãos Wright), junto do seu avião. Diria mais tarde que, no espaço de 24 horas, decidira dedicar a sua vida à aviação. Voltou a Paris em 1909, para estudar aerodinâmica.
Regressado a Kiev, começou a fazer experiências com “máquinas voadoras”. Concebeu um primeiro avião, que foi encomendado em série pela Armada Russa e que viria a actuar nos cenários da Primeira Guerra Mundial.
Para poder dar asas à sua imaginação e visto que a Europa tinha ficado devastada pela guerra, fixou-se nos Estados Unidos em 1919, onde desenvolveu a sua actividade, tendo adquirido a nacionalidade americana em 1928.
Em 1939, o seu sonho de menino concretizou-se e construiu o primeiro helicóptero com um só rotor principal – o Vought-Sikorsky 300.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...