quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDEEmily Elizabeth Dickinson, poetisa norte-americana, nasceu em Amherst, no Massachusetts, em 10 de Dezembro de 1830. Morreu na mesma localidade em 15 de Maio de 1886.
Proveniente de uma família abastada, Emily teve uma boa formação escolar, chegando a cursar durante um ano o “South Hadley Female Seminary”. Abandonou o seminário após se recusar, publicamente, a declarar a sua fé. Quando acabou os estudos voltou para casa dos pais para cuidar deles.
Em torno de Emily construiu-se o mito de ter uma personalidade solitária, de tal modo que a denominavam de “a grande reclusa”. É de assinalar, porém, que este seu comportamento se coadunava com o modelo de conduta feminina que era apregoado no Massachusetts dos anos 1800. Emily só em raros momentos deixou a sua vida de reclusa. Apenas viajou duas vezes - uma para Filadélfia, com a finalidade de consultar um oftalmologista, e outra para Washington e Boston. Foi numa destas viagens que Emily conheceu dois homens que influenciariam a sua vida e inspiração poética: Charles Wadsworth e Thomas Higginson.
Emily conheceu Charles Wadsworth, um padre de 41 anos, na sua viagem para Filadélfia. Alguns críticos acreditam mesmo que Wadsworth seria o alvo de grande parte dos poemas de amor que ela escreveu.
Foi só por volta do ano 1858 que Emily deu a conhecer os seus primeiros poemas, através de livros produzidos e encadernados à mão, divulgados num âmbito muito restrito.
Foi intensa a sua produção de 1860 até 1870, em que compôs centenas de poemas por ano. Em 1862, enviou quatro poemas ao crítico Thomas Higginson que, não compreendendo inteiramente a sua poesia, a desaconselhou de os publicar.
A partir de 1864, surpreendida por graves problemas de visão, abrandou um pouco o ritmo da escrita.
Uma curiosidade na obra de Emily Dickinson é que, apesar de ter escrito cerca de 1800 poemas e quase 1000 cartas, não chegou a publicar nenhum livro convencional enquanto viveu. Toda a sua obra foi descoberta pela irmã, que a compilou e publicou postumamente (1955), sendo então reconhecida e aclamada pelos críticos. É hoje considerada, juntamente com Walt Whitman, como fazendo parte dos melhores poetas americanos do século XIX.
Actualmente a casa onde ela nasceu e viveu, "The Homestead", está aberta ao público todos os anos, no período de Março a Dezembro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...