quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDERicky Martin, de seu verdadeiro nome Enrique Martín Morales, actor e cantor porto-riquenho, nasceu em San Juan no dia 24 de Dezembro de 1971.
Os pais separaram-se quando ele tinha apenas dois anos. Iniciou a sua carreira artística aos 6 anos de idade, começando a trabalhar como modelo infantil, além de actuar em peças de teatro, em comerciais de TV e no coro de uma igreja.
O sucesso chegou em 1984, quando conseguiu entrou para o grupo “Menudo”. Em 1985, com este grupo, fez um show no Estádio do Morumbi, em São Paulo, para 120 mil pessoas (há quem diga 200 mil), até hoje a maior enchente deste estádio, para uma actividade não desportiva.
Em 1989 Ricky decidiu estudar em Nova Iorque e abandonou o grupo. Depois foi para o México, onde trabalhou como actor e cantor numa telenovela, num musical e num filme. Aos 19 anos, em 1991, lançou o seu primeiro CD a solo (sem grande sucesso) e mudou-se de novo para os Estados Unidos.
Em 1993 publicou o segundo álbum (“Me Amaras”) que conseguiu destaque no México, onde iniciou verdadeiramente a sua carreira a solo. O sucesso nos países latinos chegou em 1996, com a música “Maria” do seu terceiro disco “A Medio Vivir”. Esta música foi tema da novela “Salsa e Merengue”, da Rede Globo, e o disco vendeu então mais de 600 mil cópias no Brasil. O êxito fez com que, em 1997, fosse contratado para gravar a canção do filme “Hércules” produzido pela Disney. No ano seguinte, foi convidado para ser o intérprete do tema dos Mundiais de Futebol realizados em França: “La Copa de La Vida”.
Em 1999 o álbum "Livin' la Vida Loca" foi um sucesso mundial, que o levou numa tournée pela Ásia, Europa, EUA e América Latina.
Em 2007 realizou um concerto em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, para cerca de 13000 pessoas. Falou ao público num português fluente, manifestando a sua satisfação por aqui se encontrar e deixando vários apelos de paz para o mundo e união para os povos.
Em 2008 tornou-se pai de dois gémeos (gerados numa barriga de aluguer). Este ano, assumiu-se como bissexual numa entrevista, dizendo que o seu coração tanto poderia pertencer a um homem como a uma mulher.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...