domingo, 26 de setembro de 2010

EFEMÉRIDEAlexandra Lencastre, de seu verdadeiro nome Maria Alexandra de Alencastre Telo Teodósio Pedrosa, actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 26 de Setembro de 1965.
Abandonou o curso de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa para ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se diplomou em Teatro - Formação de Actores (1986). Nesse mesmo ano, com a peça “Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garrett, ganhou o Prémio de Actriz Revelação da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Já protagonizou cerca de 20 peças de teatro, tendo interpretado peças de Anton Tchekov, Pier Paolo Pasolini, Aristófanes e Jorge de Sena, entre outros..
Tornou-se uma das mais populares actrizes portuguesas através da televisão. Começou na série infantil “Rua Sésamo” (1990), passando depois por novelas e séries, como “A Banqueira do Povo” (1993), “Cabaret” (1994), “Não és homem, não és nada!” (1999), “Querido Professor” (2000), “Fúria de Viver” (2002) e “Ana e os Sete” (2003). Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz de TV em 2003. Ainda na televisão, apresentou alguns programas, como o polémico “Na Cama Com…” em 1993.
No cinema, destacou-se nas longas-metragens de Fernando Lopes “O Delfim”, com a qual ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz de Cinema (2002) e “Lá Fora” (2004), onde contracenou com Rogério Samora. Protagonizou ainda “A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos EUA” (2003) de João Botelho. Foi dirigida por outros cineastas, como Teresa Villaverde, João Mário Grilo, António Pedro Vasconcelos, João César Monteiro, João Canijo e Leonel Vieira.
Foi casada com o actor Virgílio Castelo e com o produtor de televisão holandês Piet-Hein Bakker, tendo dois filhos deste último. É prima da escritora Inês Pedrosa.
Em 2007, o “The Biography Channel” dedicou-lhe um documentário biográfico. Ao todo, para além do teatro, fez perto de 20 novelas e séries de televisão e cerca de 30 filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...