quarta-feira, 22 de setembro de 2010

EFEMÉRIDEAnna Karina, de seu verdadeiro nome Hanna Karin Blarke Bayer, actriz dinamarquesa, um dos ícones da “Nouvelle Vague”, realizadora, cantora e escritora, nasceu em Solbjerg no dia 22 de Setembro de 1940.
Começou a sua carreira na Dinamarca, onde cantava em cabarets, era modelo, fazia publicidade e participava em algumas curtas-metragens. Com dezassete anos foi para Paris, onde encontrou Coco Chanel que a incitou a mudar de nome. Foi nesta época que foi descoberta por Jean-Luc Godard, que era então jornalista dos “Cahiers du cinéma” e com o qual se casou em 1961. Divorciou-se em 1968 para se casar com Pierre Fabre. Em 1974, novo divórcio para esposar quatro mais tarde Daniel Duval, de quem se divorciou em 1981. Casou-se então com Dennis Berry.
Em 1959 recusou um papel importante em “À bout de souffle”, porque incluía uma cena em que deveria aparecer nua.
Entrou em vários filmes de Jean-Luc Godard. Em 1961 obteve o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Berlim com o filme “Une femme est une femme”. A sua carreira não se limitou porém aos filmes de Godard, tendo obtido sucesso com outros realizadores, entre os quais Luchino Visconti e Rainer Werner Fassbinder.
Em 1967, Serge Gainsbourg homenageou-a com o seu único filme musical “Anna”. Ela interpreta, nesta comédia musical, sete fragmentos de canções, ao lado do próprio Gainsbourg e de Jean-Claude Brialy.
Desde 1980, como cantora, fez vários espectáculos e tournées sobretudo em França, mas também noutros países. Escreveu quatro romances, realizou alguns filmes e protagonizou igualmente várias séries televisivas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...