quarta-feira, 15 de setembro de 2010

EFEMÉRIDELetizia Ortiz Rocasolano, ex-jornalista espanhola e actual esposa do herdeiro da Coroa de Espanha, o Príncipe das Astúrias Filipe de Bourbon, nasceu em Oviedo no dia 15 de Setembro de 1972. É a princesa herdeira consorte do Reino de Espanha, recebendo os títulos nobiliárquicos de Princesa das Astúrias, de Girona e de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer.
Letizia é filha de uma enfermeira e de um jornalista, divorciados em 1999. Uma das suas duas irmãs faleceu em 2007 após uma depressão.
Iniciou os estudos na sua cidade natal, no Colégio Público Gesta e no Instituto Alfonso II. Quando tinha quinze anos, a família mudou-se para Madrid devido a compromissos de trabalho do pai, onde Letizia concluiu os seus estudos no Instituto Ramiro de Maeztu.
Licenciou-se em Ciências da Informação (Jornalismo), na Universidad Complutense de Madrid em 1995. Enquanto ainda era universitária começou a trabalhar no jornal ABC e na agência de notícias EFE. Entre 1992 e 1993 foi estagiária no jornal “Nueva España” em Oviedo, dedicando-se às áreas de economia, televisão e espectáculos. Seguidamente fez um mestrado em Jornalismo Audiovisual e mudou-se para o México, onde iniciou o doutoramento, que não concluiu. Trabalhou simultaneamente para o jornal “Siglo 21” de Guadalajara.
Em Agosto de 1998 casou-se com um professor de Literatura, após um namoro de cerca de dez anos. Um ano depois o casal decidiu divorciar-se.
A carreira televisiva de Letizia iniciou-se na “CNN+”, onde trabalhou durante dois anos. No ano 2000 começou a trabalhar na Televisão Espanhola (TVE). Fez a cobertura das eleições presidenciais americanas de 2000, foi enviada especial a Nova Iorque durante os atentados do 11 de Setembro e cobriu igualmente a Guerra no Iraque e o desastre do “Prestige” na Galiza. A partir de Setembro de 2003 tornou-se apresentadora do noticiário principal da TVE emitido às 21 horas.
Conheceu Filipe de Bourbon em meados de 2002, tendo iniciado com ele uma relação que se consolidou durante o ano de 2003 e que permaneceu desconhecida dos meios da comunicação social.
Em Novembro de 2003, a Casa Real Espanhola emitiu um comunicado no qual anunciava o noivado do Príncipe Filipe com Letizia Ortiz Rocasolano. O casamento celebrou-se em 2004, na Catedral de Santa María la Real de la Almudena em Madrid.
Em 2005 a Casa Real anunciou que os príncipes esperavam o nascimento de um filho no mês de Novembro. No dia 31 de Outubro de 2005, nascia a Infanta Dona Leonor de Todos os Santos que é actualmente segunda na linha de sucessão da coroa de Espanha. Em 2006 a Casa Real de Espanha emitiu novo comunicado anunciando que os príncipes de Astúrias esperavam o nascimento do seu segundo filho para inícios de Maio de 2007. Em 29 de Abril nascia a Infanta Dona Sofia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...