segunda-feira, 27 de setembro de 2010

EFEMÉRIDE – Jean Antoine René Édouard Corbière, marinheiro, armador, jornalista e escritor francês, considerado o pai do romance marítimo em França, morreu em Morlaix no dia 27 de Setembro de 1875. Nascera em Brest, em 1 de Abril de 1793.
Órfão de pai aos nove anos, entrou muito novo para a Marinha para ajudar economicamente a família (mãe e três irmãos). Na Restauração foi afastado em virtude das suas opiniões liberais.
Tornou-se panfletário, tendo vários problemas com a justiça real. Decidiu voltar ao mar, desta vez através da Marinha Mercante. Durante cinco anos navegou sobretudo entre o Havre e a Martinica, como capitão de longo-curso num velho barco de três mastros sob bandeira britânica - o “Nina”.
Voltou a terra em 1828, tendo sido convidado pelo gerente do “Journal du Havre” para chefe de redacção, lugar que ocupou até 1839. Continuou a fazer parte da equipa do jornal até 1943. Sob a sua impulsão, este quotidiano, que era pouco mais que uma simples “página de anúncios”, tornou-se num órgão de informação comercial e marítima de grande importância.
Entretanto Édouard Corbière escreveu vários romances dos quais o mais conhecido, “Negreiro” (1832), lhe proporcionou a celebridade em França.
Em 1839 foi criada a “Companhia de Paquetes a Vapor” de Finisterra, para assegurar a ligação entre Le Havre e Morlaix. Corbière foi um dos administradores e depois director até à sua morte.
Em 1844, após o seu casamento, fixou-se definitivamente em Morlaix onde dinamizou a realização de uma Regata em 1851. Tentou também, mas sem sucesso, arranjar fundos para subsidiar a presença de um iate francês na Regata à volta da Ilha de Wight, animada pelo Royal Yacht Squadron.
Corbière foi ainda membro do Conselho Municipal de Morlaix em 1855 e 1860. Entrou para a “Câmara de Comércio” em 1848, sendo seu vice-presidente de 1866 a 1868 e presidente de 1868 até 1875.
Quando se soube da sua morte, todos os navios que estavam no porto de Finisterra puseram as bandeiras a meia-haste em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...