quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EFEMÉRIDEArnaldo Antunes, músico, poeta e compositor brasileiro, nasceu em São Paulo no dia 2 de Setembro de 1960.
Aos dezoito anos ingressou na Universidade de São Paulo, onde seguiria o curso de Linguística, se não fosse o sucesso dos “Titãs” lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, tournées e entrevistas.
Em Novembro de 1985 foi detido, juntamente com o colega dos “Titãs” Tony Bellotto, por estar na posse de heroína. Arnaldo esteve 26 dias preso e foi condenado por tráfico de drogas. Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de colaboração. Apesar da sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos “Titãs”, assim como nos seus discos a solo.
Em 2002 formou, juntamente com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown, o trio “Tribalistas”, lançando um álbum com o mesmo nome. Foi um sucesso junto do público e da crítica, vendendo mais de dois milhões de cópias no Brasil e na Europa. Foi também nomeado para cinco categorias do “Grammy Latino” em 2003, ganhando o prémio de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro”.
Arnaldo colaborou como ensaísta na “Folha de São Paulo”, onde deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD, o premiado “Ao Vivo no Estúdio”, que passeia por toda a sua carreira e que conta com as participações especiais, entre outras, dos tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown.
É muito conhecido na América do Sul e em Portugal por ser um dos principais compositores de música pop brasileira, com influências concretistas e pós-modernas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...