domingo, 3 de outubro de 2010

EFEMÉRIDEAdriana da Cunha Calcanhoto, conhecida por “Adriana Calcanhotto” e “Adriana Partimpim”, cantora e compositora brasileira, nasceu em Porto Alegre no dia 3 de Outubro de 1965.
Gravou em 2004 um disco para crianças, “Adriana Partimpim”, com o qual obteve grande sucesso e ganhou o Prémio Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil.
As suas composições abordam diversos estilos: samba, bossa nova, rock, funk, pop e baladas. Dentro do seu repertório, existem também regravações de antigos sucessos da Música Popular Brasileira.
Filha de um baterista de jazz e bossa nova e de uma bailarina e professora de educação física, aos seis anos recebeu do avô o primeiro instrumento musical: um violão. Aprendeu muito cedo a tocá-lo e também a cantar.
A sua vida artística foi iniciada em bares de Porto Alegre. Também trabalhou em peças teatrais e, mais tarde, lançou-se em concertos e festivais por todo o Brasil.
O primeiro disco, “Enguiço”, lançado em 1990 pela gravadora CBS, foi muito elogiado. Integrou igualmente a banda sonora da telenovela “Rainha da Sucata”. No ano seguinte, recebeu o Prémio Sharp de Revelação Feminina. No segundo trabalho, “Senhas”, de 1992, o repertório estava focado nas canções de sua autoria, com destaque para “Esquadros e Mentiras”.
Em 1994 lançou o LP “A fábrica do poema”, com algumas doses de experimentalismo. No disco seguinte, que também foi o último a ter versão em vinil, os destaques foram “Metade” e “Inverno”. Prosseguiu com o álbum “Marítimo”, que simulou uma incursão pela “dance music”.
Participou em 1996 numa iniciativa da Livraria Argumento do Rio de Janeiro, musicando poemas do poeta português Mário de Sá Carneiro.
Em 2007 participou igualmente na cerimónia de abertura dos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro.
Em 2008 aventurou-se pela primeira vez no texto em prosa e lançou o livro “Saga Lusa”, no qual relatou a viagem a Portugal para lançamento do seu disco “Maré”.
Homossexual assumida, Adriana Calcanhoto é companheira da cineasta Suzana de Moraes, filha do poeta Vinícius de Moraes, tendo oficializado a sua relação na justiça brasileira, por meio de união civil em Setembro de 2010.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...