quarta-feira, 20 de outubro de 2010

EFEMÉRIDE Frederic Dannay, de seu verdadeiro nome Daniel Nathan, escritor norte-americano que, juntamente com o seu primo Manfred Bennington Lee, criou o heterónimo Ellery Queen, nasceu em Nova Iorque no dia 20 de Outubro de 1905. Faleceu na mesma cidade em 3 de Setembro de 1982.
Dannay e Lee trabalharam em publicidade, antes de conceberam o personagem Ellery Queen, um autor que resolvia mistérios e os relatava nos seus livros. Queen foi retratado como um homem de grande poder de observação e dedução, cujas aventuras foram levadas também a programas de rádio, ao cinema e à televisão. A ideia surgira em 1929, ao participarem num concurso de romances policiais.
Os dois primos também usaram o pseudónimo “Barnaby Ross” e criaram outro detective, Drury Lane. Esta criação de heterónimos e pseudónimos, incluindo personagens que imitavam a vida dos seus próprios criadores, por serem também eles escritores de romances policiais, acabou por confundir os leitores. Durante muito tempo, o público acreditou que Ellery Queen e Barnaby Ross eram dois autores distintos e reais. Em 1941, juntamente com o primo, Dannay fundou o “Ellery Queen's Mystery Magazine”, que publicou o que havia de melhor em ficção policial. Editaram igualmente numerosas antologias, incluindo o “101 Years Entertainment” e “The Great Detective Stories”, e foram co-fundadores da associação “Mystery Writers of América”. Escreveram mais de oitenta obras, com um êxito que perdurou até aos nossos dias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...