quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EFEMÉRIDEGiovanni Battista Guarini, poeta, dramaturgo e diplomata italiano, morreu em Veneza no dia 7 de Outubro de 1612. Nascera em Ferrara, em 10 de Dezembro de 1538.
Estudou em Pisa e em Pádua, sendo escolhido, ainda com menos de vinte anos, para ensinar filosofia nas escolas da sua terra natal. Em 1567, entrou ao serviço de Afonso II d'Este, último Duque de Ferrara, como diplomata. Após 30 anos na corte, pediu o afastamento e recolheu-se à propriedade da família, onde escreveu a sua mais notável obra “Il pastor fido” (1590). Esta peça, uma tragicomédia pastoril de estilo refinado, foi traduzida em várias línguas e tornou-se muito popular em toda a Europa no decorrer do século XVII. Acabou por ser considerada como padrão de excelência em requinte e galanteria até ao fim do século seguinte.
Nenhum poeta influenciou tanto a história da música nos períodos renascentista e barroco como Guarini. Os seus poemas foram mais musicados por compositores de madrigais do que a obra de qualquer outro escritor. A sua popularidade devia-se ao facto de ele escrever textos, que permitiam várias possibilidades de criar efeitos de “pintura com palavras” e outras “traduções simples” de emoções em música. Um dos seus poemas, o erótico “Tirsi morir volea”, que conta o encontro amoroso entre um pastor e uma ninfa, foi musicado na forma de madrigal mais vezes do que qualquer outro poema do período renascentista.
Ele foi também o único grande influenciador de libretistas de ópera até à época de Pietro Metastasio no século XVIII.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...