domingo, 28 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEAlexander Borissovitch Godunov, bailarino e actor de cinema soviético, nasceu na ilha de Sakalina em 28 de Novembro de 1949. Morreu repentinamente em Los Angeles no dia 18 de Maio de 1995.
Foi uma das principais estrelas do Ballet Bolshoi mas, em 1979, durante uma tournée nos Estados Unidos, pediu asilo em Nova Iorque, o que criou um incidente diplomático entre americanos e soviéticos. Na ocasião, era casado com a bailarina Ludmila Vlasov, também do elenco do Bolshoi, que não o quis acompanhar naquela decisão e regressou à então União Soviética. O avião em que ela ia viajar foi bloqueado pelas autoridades americanas, que quiseram confirmar se ela voltava de livre vontade à sua terra natal.
Nos Estados Unidos, tornou-se primeiro bailarino do American Ballet Theatre e investiu, mais tarde, numa carreira cinematográfica, trabalhando em filmes como “Duro de Matar” e “Um Dia a Casa Cai”. Manteve uma ligação amorosa com a actriz Jacqueline Bisset até 1988.
Seleccionado entre mais de 250 crianças, começara a dançar com 9 anos de idade, na Riga State Ballet School (Letónia). Progrediu rapidamente, fazendo depois tournées com o Moscow Classical Ballet.
Ingressou seguidamente no Bolshoi, onde as suas interpretações em “O Lago dos Cisnes”, em “Gisela” e em representações clássicas e contemporâneas, lhe valeram imensos elogios e medalhas.
Contraiu uma hepatite, agravada pelo alcoolismo. Foi encontrado morto na sua casa de Hollywood, por uma enfermeira que fora chamada por amigos que estranharam a sua ausência. As cinzas de Alexander Godunov foram dispersas no Oceano Pacífico. Nenhum dos seus familiares assistiu à cerimónia, mas um memorial foi-lhe dedicado num cemitério de Moscovo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...