terça-feira, 9 de novembro de 2010

EFEMÉRIDE Fernando Meirelles, realizador, produtor e guionista brasileiro, nasceu em São Paulo no dia 9 de Novembro de 1955.
Ganhou notoriedade internacional com o filme “Cidade de Deus” (2002), pelo qual foi nomeado para o “Oscar de Melhor Realizador” em 2004. Este filme recebeu numerosos prémios no mundo inteiro.
Posteriormente realizou, entre outros, “O Jardineiro Fiel” (2005), baseado no romance homónimo de John Le Carré e pelo qual foi nomeado para o “Globo de Ouro de Melhor Realizador” e “Ensaio sobre a Cegueira” (2008), baseado no livro de José Saramago com o mesmo nome.
O pai, sendo médico, viajava com frequência para a Ásia e América do Norte, entre outras regiões do mundo, o que fez com que o jovem Fernando, que o acompanhava, mantivesse contacto com diferentes culturas e locais. Aos 12 anos de idade, foi presenteado com uma câmara de filmar e nunca mais abandonou esse “passatempo”.
Cursou a Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo durante a década de 1980, elaborando o seu trabalho de licenciatura sob a forma de um filme, muito diferente do que era convencional.
Junto com vários amigos, iniciou a sua carreira com filmes experimentais. Com o tempo, fundaram a produtora independente “Olhar Electrónico”. Posteriormente, novos amigos se uniram ao grupo. Em 1982, a produtora apresentou programas de televisão sobre actualidades, assim como a série infantil “Rá-Tim-Bum” com 180 episódios. Esta série obteve a Medalha de Ouro do “New York Film and Television Festival”.
Além de obterem uma grande popularidade, também introduziram nos noticiários uma informalidade renovadora.
Nos fins da década de 1980, foi-se interessando cada vez mais pelo mercado publicitário. Em 1990, Meirelles e os amigos fecharam a “Olhar Electrónico e abriram a empresa “O2 Filmes”. Uma década foi o tempo suficiente para que ele se tornasse um importante e dos mais procurados produtores publicitários.
Em 1997, depois de ler “Cidade de Deus” de Paulo Lins, decidiu fazer a sua adaptação para o cinema. Os actores foram seleccionados entre os habitantes de favelas. De 400 crianças, 200 chegaram à etapa final e trabalharam no filme. A filmagem foi feita com técnicos profissionais. O filme teve sucesso nacional e internacional.
Em 2006, recebeu quatro nomeações no Festival de Cannes: “Melhor Realizador”, “Melhor Argumento Adaptado”, “Melhor Fotografia” e “Melhor Montagem”.
Como realizador de “O Jardineiro Fiel”, Meirelles fez questão de que a banda sonora fosse baseada em música de países africanos e grande parte das filmagens foi feita no Quénia. Este foi o seu primeiro filme em língua inglesa. Em Maio de 2008, “Blindness” (Ensaio sobre a Cegueira) foi o filme de abertura do Festival de Cannes.
Em 2009 fez o vídeo da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...