quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEPeter Bolesław Schmeichel, ex-futebolista dinamarquês que actuava como guarda-redes, nasceu em Gladsaxe no dia 18 de Novembro de 1963. Estudou arquitectura e, além do futebol, é um apaixonado pelo piano.
Celebrizou-se no Manchester United na década de 1990, em que esta equipa, após mais de duas décadas de decadência, se reergueu e se tornou uma das mais fortes do mundo. Jogou também no rival Manchester City. Na Inglaterra defendeu ainda o Aston Villa, detendo o recorde de não sofrer golos em 42% dos jogos em que actuou na Liga Inglesa.
Ao lado dos irmãos Brian e Michael Laudrup, é também considerado um dos três melhores jogadores da história do futebol dinamarquês.
A sua jogada característica era o “salto estrela”, abrindo braços e pernas para obter a máxima cobertura possível da baliza. Outras características peculiares eram os seus ruidosos gritos e os longos lançamentos com a mão, sendo comum ser ele o primeiro a lançar os contra-ataques da sua equipa. Como jogador, destacava-se também pela sua imensa presença, excelentes reflexos e intimidatória compleição física. «Só a sua presença dele assustava» - disse dele o ex-futebolista português Paulo Futre.
Actualmente afastado do futebol, chegou a apresentar um programa de televisão no Discovery Channel, chamado “Trabalho Sujo”.
A sua carreira futebolística começou aos oito anos no Høje-Gladsaxe, mudando-se para o Gladsaxe/Hero quatro anos depois. Pouco antes dos dezoito anos, realizou a sua primeira partida como profissional. Rumou depois para outra equipa modesta, o Hvidovre, e mais tarde para o Brøndby, um dos grandes clubes dinamarqueses. Ganhou quatro campeonatos do seu país.
Três anos depois transferiu-se para o Manchester United, onde não tardou a ser um dos jogadores favoritos dos seus adeptos. Ganhou a Taça da Liga.
A temporada de 1992/93 marcou a primeira edição da Premier League como divisão de elite inglesa. O United, quebrando um jejum de mais de 25 anos, venceu o campeonato com a decisiva participação de Schmeichel, que não sofreu golos em 22 partidas. A segunda época no clube foi ainda melhor, conseguindo a dobradinha, títulos no Campeonato e na FA Cup, proeza repetida em 1995/1996.
A época seguinte terminou com o quarto título do United em cinco edições de Premier League.
Em 1998/99, o Manchester United voltou a conquistar o Campeonato, a Taça e ainda o Torneio Continental.
Após tantos troféus nacionais, faltava a Schmeichel um título europeu pelo United e ele veio de forma dramática. Na final, o Bayern Munique vencia por 1 x 0 no fim do tempo regulamentar. Nos dois minutos de desconto, os ingleses conseguiram uma incrível reviravolta. Primeiro por Teddy Sheringham, que contou com a presença de Schmeichel no ataque para empatar. Depois por Ole Gunnar Solskjær, que aproveitou o que restava dos descontos para desempatar. Esta vitória épica marcou a despedida de Schmeichel, que já havia acertado a sua transferência para o Sporting Clube de Portugal.
A trajectória vitoriosa de Schmeichel continuou: na sua primeira época no Sporting, venceu o Campeonato de Portugal, o que os “leões” não conseguiam há dezoito anos. O seu contrato com o Sporting acabou ao fim da segunda temporada, momento em que ele considerou que deveria encerrar definitivamente a sua carreira. Em Julho de 2001, porém, o Aston Villa fez-lhe uma oferta irrecusável. Embora tivesse deixado a Inglaterra dois anos antes, quando já tinha 36 anos, justamente por estar cansado do ritmo de jogos a cada três dias, resolveu regressar. A temporada no clube de Birmingham rendeu-lhe apenas um oitavo lugar.
Novamente, parecia fadado para a “reforma”, mas ele esticou ainda a carreira por mais um ano, voltando a Manchester, contratado pelo Manchester City. A classificação no campeonato foi ainda pior: um nono lugar, enquanto o United terminou campeão.
Foi considerado “Melhor Jogador do Ano” no Brøndby IF (1990); “Melhor Jogador Dinamarquês” (1990, 1993 e 1999); “Melhor Guarda-redes do Mundo” (1992 e 1993); “Melhor Guarda-redes da Europa (UEFA, 1997/1998); e “Melhor Guarda-redes Europeu” (1992, 1993, 1997 e 1999). Internacionalmente, representou o seu país em 129 jogos, tendo sido Campeão Europeu em 1992.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...