sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EFEMÉRIDERené Goscinny, argumentista francês de banda desenhada, criador dos personagens Lucky Luke e Astérix, faleceu em Paris no dia 5 de Novembro de 1977. Nascera, também na capital gaulesa, em 14 de Agosto de 1926.
Era filho de pai polaco e de mãe ucraniana, que se mudaram para a Argentina em 1928, quando ele tinha apenas dois anos de idade. Passou a infância em Buenos Aires.
Desde cedo, mostrou uma notável aptidão para as artes. Muitos dos seus primeiros trabalhos foram publicados nas revistas “Notre Voix” e “Quartier Latin” da escola francesa que frequentava. Um mês após ter obtido o seu bacharelato (1943), o pai faleceu inesperadamente o que provocou graves problemas financeiros, que o levaram a aceitar um emprego como guarda-livros numa fábrica de pneumáticos.
Mais tarde, arranjou trabalho como ilustrador numa agência de publicidade, não tendo sido, no entanto, muito bem sucedido. Em 1945, quando um tio materno lhe fez um convite para se juntar a ele em Nova Iorque, mudou-se para Brooklyn com a mãe. Trabalhou durante algum tempo como tradutor, até que foi convocado para a tropa. A Segunda Guerra Mundial já estava no fim e, embora tenha servido em França, não chegou a participar em nenhuma acção de batalha. Regressou a Brooklyn e procurou, mais uma vez, trabalho como artista.
Em 1948 foi admitido como assistente num pequeno estúdio e conheceu os artistas Maurice de Bevere (Morris), com quem colaborou durante 20 anos na banda desenhada “Lucky Luke”, e Harvey Kurtzman que o incentivou a optimizar o seu trabalho.
Cerca de um ano depois, tinha melhorado a tal ponto que atraiu a atenção do director da World Press Agency em Bruxelas. Goscinny foi para a Bélgica, acabando por aí conhecer também o director de arte da Agência Dupuis. Fixou-se depois em Paris, onde veio, mais tarde (1951), a assumir a gestão do Gabinete de Imprensa da World Press Agency. Foi aqui que conheceu Albert Uderzo. Com ele lançou em 1955 a revista “Pilote”, onde começaram a publicar as obras de vários artistas novos e talentosos.
Goscinny também criou o livro para crianças “Le Petit Nicolas” com Jean-Jacques Sempé e, em 1956, escreveu editoriais e histórias para a “Pilote”.
Foi Astérix “o gaulês”, no entanto, que o levou à ribalta, passando, a partir de 1968, a dedicar-se a este personagem quase em exclusividade, em colaboração com Albert Uderzo.
Em 1974, juntamente com Uderzo, fundou os Estúdios Idefix para fazer versões animadas de Astérix, sendo a sua primeira produção “Os doze trabalhos de Astérix” que obteve um enorme sucesso. Posteriormente, produziram uma versão cinematográfica de “Lucky Luke”.
Como Uderzo, Goscinny também recebeu vários prémios e foi considerado um herói nacional em França. Infelizmente, o trabalho duro e o esforço dispendido tinham feito os seus estragos, vindo a morrer de ataque cardíaco em 1977.
O conjunto da sua obra representa cerca de 500 milhões de álbuns vendidos, sendo um dos autores franceses mais lidos no estrangeiro. Em 1964 recebera o Prémio Alphonse Allais de Humor. Foi nomeado Cavaleiro das Artes e das Letras em 1967, sendo igualmente Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito.
O seu nome foi dado a uma rua de Paris e a várias escolas francesas, em alguns dos casos por escolha dos próprios alunos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...