sábado, 27 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEAnders Celsius, astrónomo sueco, nasceu em Ovanåker no dia 27 de Novembro de 1701. Morreu em Uppsala, vítima de tuberculose, em 25 de Abril de 1744.
Foi professor de Astronomia na Universidade Uppsala, de 1730 (com apenas 29 anos de idade) até 1744, tendo viajado de 1732 a 1735 com o intuito de visitar diversos observatórios, principalmente na Alemanha, em Itália e em França.
Em 1733 publicou em Nuremberga um conjunto de 316 observações da Aurora Boreal, feitas por ele próprio e por outros sábios, durante os anos 1716/1732.
Em Paris, defendeu a necessidade de medir o arco de meridiano na Lapónia, tendo feito parte da expedição organizada para este efeito pela Academia Francesa de Ciências, em 1736. Os resultados obtidos confirmaram, de maneira definitiva, que a Terra era efectivamente uma esfera achatada nos pólos.
Celsius foi um dos fundadores do Observatório Astronómico de Uppsala em 1741, mas ficou sobretudo conhecido pela escala de temperatura Célsius, proposta pela primeira vez num documento endereçado à Academia Real de Ciências da Suécia em 1742. A escala Célsius homenageia o seu nome, tendo sido revista por Carolus Linnaeus em 1745 e permanecendo como medida padrão até aos nossos dias.
Anders Célsius defendia também que a Suécia, estado protestante, adoptasse o calendário gregoriano, mesmo sendo este obra de um papa católico. Não teve sucesso imediato, mas a ideia germinou pois o calendário gregoriano substituiu o calendário juliano em 1753, mais de nove anos depois da sua morte.
Os seus restos mortais repousam numa igreja de Upsala. Foi dado o seu nome a uma cratera da Lua.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...