sexta-feira, 12 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEFrancisco Anacleto Louçã, economista e político português, nasceu em Lisboa no dia 12 de Novembro de 1956.
Filho de um oficial da Marinha Portuguesa e de uma advogada, estudou no Liceu Padre António Vieira em Lisboa (Prémio Sagres para os melhores alunos do País), licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (Prémio Banco de Portugal para o melhor aluno do curso), onde fez o mestrado (Prémio JNICT) e concluiu o doutoramento em 1996.
Em 1999 prestou provas de agregação (tendo obtido aprovação por unanimidade) e, em 2004, ascendeu a Professor Associado. Preside à Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia do ISEG.
Recebeu em 1999 o Prémio da “History of Economics Association” para o melhor artigo publicado numa revista científica internacional. É membro desta e de outras associações internacionais, tendo tido posições de direcção em algumas delas. Pertence ao conselho editorial de revistas científicas em Inglaterra, Brasil e Portugal, sendo “referee” para algumas das principais publicações científicas internacionais (American Economic Review, Economic Journal, Journal of Economic Literature, Cambridge Journal of Economics, Metroeconomica, History of Political Economy, Journal of Evolutionary Economics, etc.). Foi professor visitante na Universidade de Utrecht e apresentou conferências nos EUA, Inglaterra, França, Itália, Grécia, Brasil, Venezuela, Noruega, Alemanha, Suíça, Polónia, Holanda, Dinamarca e Espanha.
Publicou artigos em revistas internacionais de referência em economia e física teórica e é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduções em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol e japonês).
Participou na luta contra a ditadura e a guerra colonial nos anos 1970, foi preso na Capela do Rato (Dezembro de 1972) e libertado de Caxias sob caução. Em 1973, aderiu à “LCI”, secção portuguesa da IV Internacional, fazendo parte da sua estrutura de direcção quando do 25 de Abril de 1974, participando na luta política desde então.
Escreveu e fez crónicas de rádio em diversos órgãos de comunicação social (O Jornal, Público, TSF, Antena 1, etc.)
Foi fundador do “Bloco de Esquerda” em 1999 e membro da sua direcção desde essa data. Eleito deputado por Lisboa em 1999, foi reeleito em 2002, 2005 e 2009. No Parlamento, pertence às comissões de economia e finanças e, durante uma legislatura, pertenceu igualmente à comissão de liberdades, direitos e garantias. Dirigiu a bancada do Bloco de Esquerda no Parlamento durante alguns anos.
Participou em conferências políticas em diversos países, como a França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suíça, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Nicarágua, Equador, Colômbia e Argentina.
Tem várias obras publicadas: ensaios políticos e livros de economia, quatro em língua inglesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...