terça-feira, 23 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEJosé Clemente Orozco, um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano (juntamente com Rivera, Tamayo e Siqueiros), nasceu em Zapotlán, agora Ciudad Guzmán, no dia 23 de Novembro de 1883. Morreu na cidade do México em 7 de Setembro de 1949.
Aos vinte anos ingressou na Academia de Belas Artes de San Carlos para completar a sua educação.
Destacou-se principalmente na pintura mural, mas também se dedicou à pintura de cavalete, à aguarela, ao desenho e à caricatura, que fazia mais como modo de ganhar a vida do que como arte.
A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal na sua obra reflecte uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI.
Orozco trabalhou principalmente no México, onde a sua actividade de muralista foi mais intensa, mas à semelhança de outros muralistas mexicanos, desenvolveu algumas obras nos Estados Unidos. Um dos seus mais famosos murais encontra-se no Dartmouth College, em New Hampshire, e foi pintado entre 1932 e 1934, abrangendo quase 300 m² em 24 painéis.
Entre 1922 e 1949, pintou uma superfície total de 4.700 m², em dezassete edifícios no México e quatro nos Estados Unidos.
Na produção dos seus últimos anos pode notar-se o desejo de inovar e de experimentar novas técnicas, que se reflecte sobretudo no mural “A Alegoria Nacional”, na realização do qual usou fragmentos de metal embutidos no cimento.
Os seus restos mortais estão sepultados no Panteão dos Homens Ilustres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...