domingo, 7 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEMaria Teresa do Carmo de Noronha Guimarães Serôdio (Paraty) , fadista portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 7 de Novembro de 1918. Faleceu em São Pedro de Sintra, em 4 de Julho de 1993.
Criada num meio aristocrata, tornou-se Condessa de Sabrosa, pelo seu casamento com D. José Serôdio, grande admirador do Fado e guitarrista amador.
Mostrando desde muito nova uma decidida aptidão para o Fado, cantava em festas de família e de amigos. Com a sua visita aos Retiros de Fado passou a tornar-se conhecida, ganhando muitos admiradores.
Gravou o seu primeiro single com o título “O Fado dos Cinco Estilos” em 1939. Um ano antes, a Emissora Nacional convidara Maria Teresa de Noronha para actuar naquela rádio. O êxito que obteve levou-a a iniciar o programa semanal “Fados e Guitarradas”, que esteve no ar durante vinte e três anos seguidos.
Em 1968 deixou a Emissora Nacional mas não deixou de cantar, continuando a fazê-lo em privado.
De entre as suas actuações no estrangeiro, destaca-se a sua deslocação a Espanha em 1946, por ocasião do Festival da Feira do Livro de Barcelona. Em Madrid, a convite do Governo espanhol, actuou no Hotel Ritz, onde teve grande êxito. Ainda em 1946, foi ao Brasil onde foi igualmente muito apreciada. Actuou no Mónaco para Grace Kelly e Rainier III e, em 1964, deslocou-se a Londres para cantar na BBC.
A sua dicção e o seu modo de se expressar tornaram-na criadora de um estilo muito próprio, que fez escola.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...