EFEMÉRIDE – Charles Goodyear, químico e inventor norte-americano, conhecido por ter descoberto a vulcanização da borracha (na base de numerosas aplicações industriais), nasceu em New Haven no dia 29 de Dezembro de 1800. Morreu em Nova Iorque, em 1 de Julho de 1860.
Começou a trabalhar com catorze anos numa quinquilharia de Filadélfia, que veio a falir. Em 1818, foi admitido na pequena fábrica de botões de marfim fundada pelo pai. Casou e teve doze filhos, seis dos quais morreram muito novos por complicações de saúde provocadas por má nutrição, devida a dificuldades financeiras da família.
Depois dos estudos, a pedido do gerente da “Roxbury Índia Rubber Company”, começou a estudar a forma da borracha poder resistir a variações de temperatura (1834).
Em 1842, após várias tentativas sem sucesso, utilizou um método em que misturava enxofre, borracha e vapor sob pressão, conseguindo obter borracha vulcanizada.
Multiplicou então as suas invenções (barcos salva-vidas, rodas, vestuário, instrumentos de música, etc.). Enquanto isso, outro inventor - o britânico Thomas Hancock - , foi mais lesto que ele a registar a patente da vulcanização, depois de ter descoberto vestígios amarelos de enxofre nas amostras de Goodyear, o que lhe revelou o processo utilizado.
Charles Goodyear, depois de vários negócios mal sucedidos, acabou por não tirar qualquer proveito das suas invenções. Passou os últimos anos de vida a perseguir judicialmente aqueles que ele acusava de “pirataria de patentes”. Trinta e dois processos no tribunal reduziram a nada as suas economias. Nos anos 1850, foi mesmo detido durante uma viagem a Paris por não ter dinheiro para pagar o seu quarto de hotel.
Em 1855, recebeu a Grande Medalha de Honra e a Cruz da Legião de Honra francesas. Muito endividado, morreu cinco anos mais tarde.
Em 1898, foi fundada nos Estados Unidos a “Goodyear Tire & Rubber Company” (fabricante de pneus), empresa que não tinha nada a ver com Charles Goodyear nem com a sua família. Foi decerto o reconhecimento de quem tinha sido o verdadeiro inventor do processo de vulcanização da borracha.
Começou a trabalhar com catorze anos numa quinquilharia de Filadélfia, que veio a falir. Em 1818, foi admitido na pequena fábrica de botões de marfim fundada pelo pai. Casou e teve doze filhos, seis dos quais morreram muito novos por complicações de saúde provocadas por má nutrição, devida a dificuldades financeiras da família.
Depois dos estudos, a pedido do gerente da “Roxbury Índia Rubber Company”, começou a estudar a forma da borracha poder resistir a variações de temperatura (1834).
Em 1842, após várias tentativas sem sucesso, utilizou um método em que misturava enxofre, borracha e vapor sob pressão, conseguindo obter borracha vulcanizada.
Multiplicou então as suas invenções (barcos salva-vidas, rodas, vestuário, instrumentos de música, etc.). Enquanto isso, outro inventor - o britânico Thomas Hancock - , foi mais lesto que ele a registar a patente da vulcanização, depois de ter descoberto vestígios amarelos de enxofre nas amostras de Goodyear, o que lhe revelou o processo utilizado.
Charles Goodyear, depois de vários negócios mal sucedidos, acabou por não tirar qualquer proveito das suas invenções. Passou os últimos anos de vida a perseguir judicialmente aqueles que ele acusava de “pirataria de patentes”. Trinta e dois processos no tribunal reduziram a nada as suas economias. Nos anos 1850, foi mesmo detido durante uma viagem a Paris por não ter dinheiro para pagar o seu quarto de hotel.
Em 1855, recebeu a Grande Medalha de Honra e a Cruz da Legião de Honra francesas. Muito endividado, morreu cinco anos mais tarde.
Em 1898, foi fundada nos Estados Unidos a “Goodyear Tire & Rubber Company” (fabricante de pneus), empresa que não tinha nada a ver com Charles Goodyear nem com a sua família. Foi decerto o reconhecimento de quem tinha sido o verdadeiro inventor do processo de vulcanização da borracha.
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