terça-feira, 21 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDEJoaquim Leitão, actor e realizador português, nasceu em Lisboa no dia 21 de Dezembro de 1956.
Frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mas em 1976 inscreveu-se no Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema. Concluiu aí a licenciatura em Realização, vertente de Montagem, quatro anos mais tarde.
Dedicou-se, ao longo da década de 1980, à realização de curtas-metragens e videoclips. Em 1994 assinou “Uma Cidade Qualquer”, no âmbito de “Lisboa Capital Europeia da Cultura”. Seguiram-se, entre outros filmes, “Adão e Eva” (1995), cujo elenco integrava os mais internacionais dos actores portugueses, Joaquim de Almeida e Maria de Medeiros desempenhando os papéis de duas figuras mediáticas numa crítica a certos aspectos da televisão.
Recebeu os Globos de Ouro nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realizador. Dirigiu “Tentação” (1997), um dos maiores êxitos comerciais do cinema português. A partir daí realizou “Inferno” (1999), a série “Até Amanhã Camaradas” (2005), adaptado da obra homónima de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal), e “20,13 Purgatório “ (2006).
Joaquim Leitão tem participado em diversos filmes também como actor, nomeadamente com os realizadores Fernando Lopes, Ruy Guerra e António Pedro Vasconcelos.
Foi condecorado em 2005 com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...