quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDEJohn Gavin Malkovich, actor, produtor, realizador e empresário norte-americano, nasceu em Christopher, no Illinois, em 9 de Dezembro de 1953.
Tem por origem uma família rica e abastada. O pai, de origem croata, era engenheiro do ambiente e administrador de revistas da especialidade; a mãe, de origem alemã e escocesa, era jornalista e directora do periódico estatal “Benton Evening News”. John começou a representar quando ainda era estudante na “Benton High School”.
Com uma sólida formação dramática, participou durante seis anos em mais de cinquenta produções teatrais independentes, como actor e realizador, antes de triunfar no cinema no papel de Valmont em “Ligações Perigosas” (1988). Entre os seus principais filmes, salientam-se “O império do sol” (1987), “De ratos e homens” (1992), “Na linha de fogo” (1993), “Mary Reilly” (1996), “Rounders” (1997) e “Os tempos passados” (1999). Participou ao todo em mais de setenta filmes, interpretando papéis com registos totalmente diferentes. Foi nomeado para os Oscars por duas vezes. Mais do que as suas interpretações ou a sua presença, é a sua voz que melhor o caracteriza. O jornal “The Guardian” escreveu mesmo que «nenhum outro actor se tinha distinguido tanto pela sua voz desde Cary Grant». Em 2002 dirigiu o seu primeiro filme “The Dancer Upstairs”.
Esteve a viver em França durante nove anos e habita desde 2000 perto de Boston. Entre os seus hobbies destaca-se o de estilista de moda (“John Malkovich Fashion”).
Apaixonado por Portugal, aqui passou grandes temporadas. Fala o básico da Língua Portuguesa e, juntamente com um empresário português, foi proprietário de uma discoteca em Lisboa.
Perdeu vários milhões de dólares com o escândalo de Bernard Madoff, quando da sua bancarrota em 2008.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...