sábado, 18 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDE – William Bradley Brad” Pitt, actor e produtor norte-americano, nasceu em Shawnee, no Oklahoma, em 18 de Dezembro de 1963.
Foi criado em Springfield, no Missouri, onde estudou Jornalismo e Publicidade e se destacou em actividades desportivas, representações teatrais, debates e eventos musicais. Duas semanas antes de se formar, deixou a Faculdade e mudou-se para Hollywood, com o sonho de se tornar uma estrela do cinema. O sucesso não foi imediato. Antes de se afirmar na 7ª arte, trabalhou como motorista, carregador de refrigerantes e na rede de fast-food chamada “El Pollo Loco”. A partir de 1989, obteve pequenos papéis no cinema e na TV.
Teve a primeira grande oportunidade no filme “Thelma e Louise”. O seu desempenho chamou a atenção de Robert Redford, que o convidou para o papel principal em “Nada É Para Sempre”, filme que decididamente o propulsionou para o estrelato. A partir daí, tornou-se um ídolo, alternando papéis de “bom rapaz”, como no épico e romântico “Lendas da Paixão”, com personagens violentos e desequilibrados, como em “Kalifornia” e “Entrevista com o Vampiro”.
Em 1995 a revista americana “People” elegeu-o como “O Homem Mais Sexy do Mundo”, título que viria a ser novamente seu em 2000. Pitt foi depois aclamado pela crítica em virtude da sua interpretação de um louco, em “Os Doze Macacos”, papel pelo qual foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor Secundário. Nos últimos anos tem obtido destaque em diversos filmes, como “Onze Homens e um Segredo”, “Tróia”, “Sr. e Sra. Smith”, “Babel”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” (pelo qual foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor), “Bastardos Inglórios”, etc.
A sua vida pessoal tem tido sempre destaque na imprensa. Em 2000, casou-se com a actriz Jennifer Aniston, tornando-se um dos pares preferidos de Hollywood. O casamento, porém, começou a enfrentar problemas em 2005, o que acabou por levar à separação. Brad Pitt começou então a relacionar-se com Angelina Jolie.
Enquanto Brad e Angelina negavam manter qualquer envolvimento, começaram a ser fotografados juntos e a viajar à volta do mundo em missões humanitárias, juntamente com o filho adoptivo da actriz, Maddox Jolie. Pitt acompanhou-a à Etiópia onde, em Julho de 2005, adoptaram Zahara, que vivia num orfanato. No final do mesmo ano, Brad e Angelina visitaram por duas vezes o Paquistão como embaixadores das Nações Unidas para ajudar as vítimas de um sismo.
Em Dezembro de 2005 foi anunciado que Brad tinha iniciado o processo legal de adopção dos dois filhos adoptivos de Angelina, tendo requerido também a mudança dos seus apelidos para Jolie-Pitt. Pouco mais de um mês depois, um juiz de Santa Mónica aprovou este pedido. Em Maio de 2006, Angelina Jolie deu à luz, na Namíbia, a primeira filha biológica do casal, Shiloh. Em 2007, o casal adoptou mais um menino de três anos no Vietname, Pax Thien. Em Julho de 2008, em França, a actriz deu à luz dois gémeos, Knox Léon e Vivienne Marcheline.
Brad Pitt declara-se agnóstico, advertindo no entanto que respeita todas as religiões desde que pacíficas. É vegetariano. Entre os seus grandes amigos contam-se George Clooney e Tom Cruise. Nas eleições presidenciais americanas, o seu coração inclina-se para o lado dos “democratas”. Em 2007, o seu nome passou a constar no célebre dicionário “Larousse”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...