domingo, 19 de dezembro de 2010

EFEMÉRIDEKarim Benzema, futebolista francês de origem argelina, actualmente a jogar no Real Madrid, nasceu em Lyon no dia 19 de Dezembro de 1987.
Começou a jogar futebol no S. C. Bron Terraillon e, aos nove anos, iniciou a sua formação no Olympique de Lyon, passando a profissional em 2004. Rapidamente, passou a ser uma peça fundamental da equipa. Foi o Melhor marcador do campeonato francês de 2008, sendo eleito também o Melhor jogador desse ano.
Convocado pela primeira vez para a Selecção Francesa em 2007, representou a equipa gaulesa nos Europeus de 2008. Chegou a ser sondado para representar a Selecção da Argélia mas não aceitou, afirmando que «a Argélia era a terra dos seus pais, tinha-a no coração mas, desportivamente, jogaria na equipa de França».
Entre os títulos conquistados, salientam-se: 4 Campeonatos Franceses (2005, 2006, 2007 e 2008), 3 Super Taças de França (2005, 2006 e 2007), a Taça de França de 2008 e o Campeonato Europeu de Sub-17 (2004).
Em Julho de 2009, foi transferido para o Real Madrid por 35 milhões de euros. Foi apresentado à “torcida” madrilena no mítico Estádio Santiago Barnabéu, na presença de 15 000 espectadores. Era a terceira grande contratação do clube de Madrid, depois de Kaká e Cristiano Ronaldo.
Não compreendendo a língua espanhola, teve alguns problemas de integração e dificuldades em comunicar com os colegas de equipa. Manuel Pellegrini, o treinador de então, colocou-o como suplente dando prioridade a Higuain. Duas lesões afastaram-no durante algumas semanas. Em 2010, o novo treinador José Mourinho preferiu também Higuain (e Di Maria) a Benzema. Tem jogado pouco tempo e encontrado dificuldades inesperadas para se impor na equipa madrilena. Por lesão de Higuain, José Mourinho convocou-o para alinhar no jogo contra o Auxerre da Liga dos Campeões. A equipa espanhola venceu por 4-0 e ele marcou três golos, confirmando os progressos já detectados por Mourinho nos últimos treinos. Apenas com 23 anos, Karim Benzema tem decerto um futuro ainda mais brilhante à sua espera.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...