EFEMÉRIDE – Eugénio Salvador Marques da Silva, dançarino, actor e empresário teatral português, nasceu em Lisboa no dia 31 de Março de 1908. Faleceu na mesma cidade em 1 de Novembro de 1992.
Filho de um cenógrafo e empresário e neto de um dramaturgo, casou com Lina Duval, com quem formou a parelha de dança “Lina & Salvador”. Dedicou-se também ao desporto, chegando a fazer parte da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica.
Após se ter formado no Conservatório, dedicou toda a sua vida à comédia, tendo-se estreado em 1927. Durante a sua carreira artística, participou em mais de cem revistas e em diversos filmes. No fim dos anos 1940, deixou de dançar e passou a ser “compère” das revistas à portuguesa.
Quando o teatro de revista, nos anos 1950, entrou num grande marasmo, foi ele que o viria a renovar, aproveitando o modo como o conhecia por dentro e por fora.
A sua última revista foi “Ora bate bat’manso”. Estava a representá-la quando, devido à sua idade e estado de saúde, se viu obrigado a abandonar os palcos. Morreu pouco tempo depois.
Sem comentários:
Enviar um comentário