domingo, 20 de março de 2011

EFEMÉRIDEKarin Michaëlis, de seu verdadeiro nome Katharina Bech-Brondum, jornalista e romancista dinamarquesa, nasceu em Randers no dia 20 de Março de 1872. Morreu em Copenhaga, em 11 de Janeiro de 1950.
Karin Michaëlis foi autora de romances e contos amplamente difundidos, alguns deles dedicados ao público infantil e juvenil.
Tendo por origem uma família burguesa da classe média, demonstrou desde muito pequena ter um espírito inquieto e amante da liberdade. Depois de descartar a carreira de pianista, dedicou-se inteiramente à literatura.
A novela que a fez alcançar a celebridade, ao mesmo tempo que suscitava violentas polémicas, foi “A idade perigosa” (1910).
Durante a Segunda Guerra Mundial acolheu vários emigrantes alemães que fugiam do regime hitleriano, entre os quais Bertold Brecht.
Michaëlis pode ser considerada feminista (se bem que nunca se tenha comprometido com este movimento), pois todas as suas obras consistem num estudo da mulher, da sua sexualidade e dos seus problemas psicológicos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...