terça-feira, 29 de março de 2011

EFEMÉRIDE Lima Duarte, de seu verdadeiro nome Ariclenes Venâncio Martins, actor brasileiro, nasceu em Sacramento no dia 29 de Março de 1930. É considerado um dos mais importantes actores do Brasil, tendo-se tornado famoso através de vários papéis notáveis que desempenhou em telenovelas.

Nascido no interior de Minas Gerais, filho de um boiadeiro e de uma artista de circo, chegou a São Paulo à boleia de um camião que transportava mangas. Começou a trabalhar na rádio como faz-tudo, até chegar a sonoplasta e, finalmente, a actor. Adoptou o nome artístico Lima Duarte por sugestão da mãe, que era espírita e lhe aconselhou o nome do seu “guia”.

Ingressou depois na televisão, da qual foi um dos pioneiros no Brasil. Fez parte do elenco da primeira telenovela brasileira, “Sua Vida Me Pertence”. Também fez diversas dobragens em português de desenhos animados norte-americanos. Actuou em peças teatrais de protesto, como “Arena conta Zumbi” de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.

Depois de estar muitos anos na Rede Tupi, passou por grandes dificuldades financeiras devido ao caos da emissora, que acabou por falir. Foi contratado então pela Rede Globo, como director, graças à fama obtida ao dirigir a telenovela “Beto Rockfeller”.

Deu um grande impulso à sua carreira, ao interpretar o personagem Zeca Diabo em “O Bem-Amado” (1973). Foi um dos maiores sucessos na história das telenovelas brasileiras. Outro personagem antológico que desempenhou foi o Sinhozinho Malta de “Roque Santeiro”. Houve também o Sassá Mutema de “O Salvador da Pátria” (1989). Em “Da Cor do Pecado”, ele era o empresário Afonso Lambertini e protagonizou cenas emocionantes. Interpretou ainda o prefeito Viriato Palhares em “Desejo Proibido” (2007/08) e Shankar, um brâmane, em “Caminho das Índias” (2009).

No Cinema, entrou em cerca de 30 películas. O seu último filme foi feito em Portugal - “O Rio do Ouro”. Apresentou igualmente alguns programas televisivos.

Entre todos os autores, o seu preferido é Guimarães Rosa, «o velho mestre, meu Alcorão, meu livro de todos os dias», como ele costuma dizer. Lima Duarte mora actualmente em Angatuba, no interior de São Paulo, de onde continua a sair para o trabalho e para receber as homenagens que lhe fazem e os prémios que incessantemente lhe dão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...