terça-feira, 12 de abril de 2016

12 DE ABRIL - SCOTT TUROW

EFEMÉRIDEScott Turow, advogado e escritor norte-americano, nasceu em Chicago no dia 12 de Abril de 1949. Escreveu já doze livros, sendo dez de ficção. As suas obras foram traduzidas para mais de vinte idiomas, tendo sido vendidos para cima de 25 milhões de exemplares. Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema e à televisão.
Nascido numa família de origem russa e tradição judaica, frequentou a New Trier High School e graduou-se no Amherst College em 1970. Casou-se em 1971 com a pintora Annette Wei, de quem se divorciaria 25 anos mais tarde.
Turow deu aulas de Escrita Criativa na Universidade de Stanford até 1975, ano em que ingressou na Faculdade de Direito de Harvard. Em 1977, escreveu o seu primeiro livro, “One L”, em que relata as suas dificuldades e desafios no primeiro ano da faculdade.
Trabalhou como assistente no U.S. Attorney, onde participou em diversas investigações criminais, principalmente em casos de corrupção. Em 1986, desligou-se do U.S. Attorney e passou a escrever livros de ficção abordando temas jurídicos. Todas as histórias escritas por Scott Turow se desenrolam no condado fictício de Kindle County.
Foi presidente da Authors Guild (associação de escritores dos Estados Unidos), entre 1997 e 1998. Actualmente é sócio do escritório de advogados Sonnenschein Nath & Rosenthal. Costuma actuar em processos pro bono.
Tem colaborado em vários periódicos americanos, como: “New York Times”, “Washington Post”, “Vanity Fair”, “The New Yorker”, “Playboy” e “The Atlantic”. Foi nomeado membro de uma comissão encarregada de reformar a pena de morte no estado de Illinois.
O seu livro “Personal Injuries” foi considerado o melhor romance de ficção de 1999 pelo magazine “Times”. Tem recebido numerosos prémios literários, entre os quais se salienta o Silver Dagger Award da Crime Writers' Association.
Em 2010, foi eleito presidente da Authors Guild, tendo-se distinguido pela sua militância na aplicação firme dos direitos de autor e pela sua posição anti-ebooks

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...