quarta-feira, 6 de abril de 2016

6 DE ABRIL - LUIGI COMENCINI

EFEMÉRIDELuigi Comencini, realizador de cinema italiano, morreu em Roma no dia 6 de Abril de 2007. Nascera em Salò, em 8 de Junho de 1916.
Os pais foram emigrantes em França, desde o princípio dos anos 1920. Luigi fez parte da sua escolaridade no Liceu Bernard Palissy, em Agen. Depois de ter estudado na Escola de Arquitectura de Milão, fundou – juntamente com Alberto Lattuada e Mario Ferrari – a Cineteca Italiana, onde reuniu os primeiros arquivos da cinematografia de Itália.
Crítico de cinema desde o fim da guerra, escreveu artigos para os jornais “Avanti” e “Tempo” e também guiões para filmes. Em 1946, realizou uma curta-metragem documental (“Bambini in città ”), com a qual ganhou a Fita de Prata (Nastro d’argento).
O mundo da infância era um dos seus temas recorrentes, abordado logo na sua primeira longa-metragem “Proibito rubare” (1946), assim como no drama psicológico “O Incompreendido” (1967) e na série para televisão “As Aventuras de Pinóquio” (1972).
Durante a sua longa carreira, que conta com cerca de cinquenta filmes e algumas séries e filmes de televisão, dirigiu os mais importantes actores italianos da época como Vittorio de Sica, Gina Lollobrigida, Alberto Sordi, Nino Manfredi, Marcello Mastroianni, Ugo Tognazzi e Claudia Cardinale.
Comencini ficou a dever a sua fama internacional sobretudo à comédia “Pão, Amor e Fantasia” (1953), interpretado por Vittorio de Sica e Gina Lollobrigida, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim.
Em 1974, o seu filme “Delitto d’amore” representou a Itália no Festival de Cannes e, em 1986, realizou “Un ragazzo di Calábria”, que foi apresentado a concurso no Festival de Veneza em 1987, numa edição em que Comencini recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira de realizador.
Luigi Comencini, que foi feito Cavaleiro da Grã-cruz da Ordem de Mérito da República Italiana em 1996, teve quatro filhas, todas elas tendo seguido carreiras no cinema.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...