quinta-feira, 14 de abril de 2016

14 DE ABRIL - DENIS FONVIZIN

EFEMÉRIDEDenis Ivanovich Fonvizin, dramaturgo do Iluminismo Russo, cujas peças de teatro ainda hoje são encenadas, nasceu em Moscovo no dia 14 de Abril de 1745. Morreu em São Petersburgo, em 12 de Dezembro de 1792. Os seus trabalhos mais conhecidos são duas comédias, que escarnecem da aristocracia russa.
Nascido numa família nobre, Fonvizin recebeu uma boa educação na Universidade de Moscovo e, muito cedo, começou a escrever e a fazer traduções. Tornou-se secretário do conde Nikita Panin, um dos nobres mais prestigiados do reinado de Catarina, “a Grande”. Graças à protecção do conde, ele pôde escrever peças de teatro com críticas sociais, sem medo de ser preso e, no final da década de 1760, terminou a primeira das suas comédias mais conhecidas: “O Brigadeiro-General”.
Sendo um homem abastado, foi sempre mais um diletante do que um escritor profissional, apesar de se ter tornado muito conhecido nos círculos literários e intelectuais. Entre 1777 e 1778, viajou pelo estrangeiro com o objectivo de conhecer a Faculdade de Medicina de Montpellier. Descreveu a viagem no seu livro “Cartas de França” – um dos exemplos mais elegantes da prosa da época e aquele onde é mais visível a ambiguidade das elites russas, durante o reinado de Catarina, em relação aos franceses que eram odiados e, ao mesmo tempo, essenciais para o desenvolvimento da literatura local.
Em 1782, foi publicada aquela que é considerada a melhor comédia de Fonvizin, “O Espelho”, que lhe valeu o título de melhor dramaturgo russo da época. Os seus últimos anos de vida foram passados em sofrimento e viagens constantes ao estrangeiro, para cuidar da sua saúde.
A grande prova da popularidade das peças de Denis Fonvizin está no facto de várias das suas falas se terem tornado em provérbios da língua russa e vários autores (entre eles Alexander Pushkin) as citarem muitas vezes ou pelo menos mencionarem os nomes dos personagens.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...