domingo, 17 de abril de 2016

17 DE ABRIL - THORNTON WILDER

EFEMÉRIDEThornton Niven Wilder, dramaturgo e romancista norte-americano, nasceu em Madison, Wisconsin, no dia 17 de Abril de 1897. Morreu em Hamden, Connecticut, em 7 de Dezembro de 1975.
Depois de se graduar na Universidade Yale, cursou Arqueologia em Roma. Esteve na Europa entre o fim dos anos 1920 e o início dos anos 1930, acompanhando o florescimento da moderna dramaturgia de Pirandello, Cocteau e Strindberq.
A estreia como romancista deu-se com “The Cabala”, escrito em 1926 e fruto da sua admiração pela antiguidade clássica e da sua inabalável fé cristã. A obra mais conhecida, “The Bridge of San Luis Rey” (1928), rendeu-lhe o Prémio Pulitzer do Romance. Por outras obras que escreveu, recebeu dois Pulitzers de Teatro, em 1938 e 1942.
Wilder é considerado um clássico da literatura americana. Alcançou o sucesso, sobretudo, com as suas obras teatrais como “Our Town” (1938), parábola da vida quotidiana que gira sempre ao redor das mesmas preocupações (o trabalho, o amor e a morte), ou “The Skin of Our Teeth” (1942), na qual as personagens se debatem com catástrofes sucessivas.
Os romances e as novelas de Wilder abordam também problemas de natureza metafísica. Já nos seus textos da juventude, como “The Bridge of San Luis Rey”, questionava a existência de uma misteriosa vontade divina. Wilder renovou o teatro americano ao renunciar ao estilo naturalista, utilizando – para tal – elementos estilísticos próprios do teatro épico de Bertolt Brecht e das tragédias antigas. A sua última peça, “A Alcestíada” (1955), é uma interpretação cristã do “Alceste” de Eurípedes.
Em 1968, o seu romance “The Eighth Day” foi galardoado com o National Book Award de Ficção

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...