segunda-feira, 25 de abril de 2016

25 DE ABRIL - ANNA SEWELL

EFEMÉRIDEAnna Mary Sewell, escritora inglesa, morreu em Old Catton no dia 25 de Abril de 1878. Nascera em Great Yarmouth, em 30 de Março de 1820.
Anna teve uma educação esmerada e variada, mas – até aos 12 anos – não frequentou a escola pública, estudando em casa. Viria depois a ficar inválida para toda a vida, andando apenas com a ajuda de muletas, na sequência de uma queda nos degraus da escola que começara a frequentar. Passou a ocupar muito do seu tempo a acompanhar o pai no trabalho. O facto de se sentar no lugar do cocheiro fez com que começasse a simpatizar com os cavalos.
A saúde continuou sempre a deteriorar-se e tinha de passar dias inteiros deitada na cama. Tendo já dificuldade em escrever, contou sempre com a ajuda da mãe.
Levou seis anos (1871/77) a escrever a sua obra-prima, “Black Beauty”, onde traduziu os seus sentimentos e contou a história do seu cavalo preto. Através dela, apercebemo-nos do sofrimento do animal para se adaptar ao freio, carregar fardos pesados em subidas íngremes e estar muitas horas ao frio. Anna Sewell criticava sobremaneira o uso da correia que impede os animais de levantarem a cabeça, por ser um acessório que lhes causa bastante sofrimento.
Ironicamente, os cavalos das carruagens que acompanharam o seu funeral usavam aquelas correias (gamarras), mas a mãe exigiu que fossem retiradas – ao menos por esta vez – em homenagem à sua filha. O livro foi um bestseller. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...