sábado, 16 de abril de 2016

16 DE ABRIL - KINGSLEY AMIS

EFEMÉRIDEKingsley Amis, escritor britânico, nasceu em Londres no dia 16 de Abril de 1922. Morreu na mesma cidade em 22 de Outubro de 1995. Estudou em Oxford, onde se tornou professor de Literatura. Ensinou depois em Swansea, no País de Gales, e em Cambridge.
Revelou-se como um dos grandes prosadores ingleses que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial, englobados no grupo “Angry Young Men” (“Jovens Revoltados”).
Em 1954, lançou o romance “Lucky Jin”, que foi o seu primeiro grande sucesso e lhe trouxe fama, prémios e algum dinheiro. Foi adaptado ao cinema.
Em 1963, abandonou o ensino para se dedicar inteiramente à escrita. No ano seguinte, começou a redigir um artigo sobre a obra de Ian Fleming. Ficou de tal modo longo que acabou por ser publicado em livro sob o título “The James Bond Dossier”.
Em 1966, o romance “The anti-death league” foi premiado com o Booker Prize. Kingsley continuou a escrever até ao fim dos seus dias. Foi nomeado Comendador da Ordem, do Império Britânico em 1981 e Cavaleiro da mesma Ordem em 1990, pelos serviços prestados à literatura.
Apaixonado pela ficção científica e pelo jazz dos anos 1930, escrevia sobre todos os assuntos, desde publicidade até críticas gastronómicas, passando por folhetins radiofónicos, telefilmes e polémicas políticas. A sua obra é constituída por 24 romances, mais de uma dezena de recolhas de poesias e diversos ensaios e críticas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...