quarta-feira, 22 de junho de 2016

22 DE JUNHO - ELIADES OCHOA

EFEMÉRIDEEliades Ochoa, guitarrista, cantor e compositor cubano, nasceu em Loma de la Avispa no dia 22 de Junho de 1946.
Começou a tocar guitarra aos seis anos. Quando atingiu o tamanho da guitarra, por volta dos doze anos, foi tocar para os bairros populares de Santiago de Cuba, para ajudar financeiramente a família. Assim se iniciava a sua carreira artística.
Profissionalizou-se em 1960, fazendo parte do Quinteto Oriental e., mais tarde, do Septeto Típico. Em 1978, juntou-se ao Cuarteto Pátria, uma banda que já tocava desde 1940.
Em 1986, gravou “Chan Chan” com Compay Segundo, com o qual – em 1989 – deu concertos em Washington, na Guadalupe e na República Dominicana.
As suas raízes encontram-se na guajira, entre outros estilos da música tradicional cubana. O seu envolvimento com o Buena Vista Social Club (1997) e a participação no filme com o mesmo nome trouxeram-lhe a fama e o reconhecimento a nível mundial.
Em 1998, foi lançado o álbum “CubAfrica” (com Manu Dibango) e, no ano seguinte, “Sublime Ilusión”. Em 2004, gravou a canção “Hemingway” com a banda holandesa Bløf. Eliades Ochoa completa hoje 70 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...