quinta-feira, 9 de junho de 2016

9 DE JUNHO - NUNO MELO

EFEMÉRIDENuno Jorge Lopes de Melo Cardoso, actor português, morreu em Lisboa no dia 9 de Junho de 2015. Nascera em Castelo Branco, em 8 de Fevereiro de 1960.
Começou a sua carreira no Teatro de Animação de Setúbal em 1981 e estreou-se na televisão com um pequeno papel em “Vila Faia”. Também participou na telenovela “Chuva na Areia”, onde desempenhou o personagem Caniço, ainda hoje presente na memória dos espectadores.
Em 1987, trabalhou com Herman José no programa “Casino Royal”. Participou também na série “Alentejo Sem Lei” e no programa “Crime na Pensão Estrelinha”.
Em 1991, entrou no filme “A Divina Comédia” de João César Monteiro e, no ano seguinte, na película “O Dia do Desespero” de Manoel de Oliveira.
Para a TV Manchete, fez a série luso-brasileira “Cupido Electrónico”, contracenando com Tônia Carrero.
Em 1995, na série de humor de grande sucesso “Camilo & Filho Lda.”, interpretou Alberto, um homem de 40 anos que vivia com o pai. Ambos eram sucateiros e viviam numa casa em muito mau estado.
Em 1996/97, entrou no programa de anedotas “Malucos do Riso”, revelando anos mais tarde que não gostara de participar naquele projecto.
Em 1999, fez a série de humor “Clube dos Campeões”, onde interpretou Deolindo Durão, um mecânico antipático, que era constantemente bombardeado na sua oficina com bolas de um clube de futebol que treinava ali muito perto. Quando isso acontecia, gritava-lhes «Pés de chumbo!».
Em 2004/05, trabalhou na telenovela brasileira “Senhora do Destino” da TV Globo, onde desempenhou o papel de um motorista, interpretação que agradou ao público brasileiro.
Em 2006/07, entrou na telenovela da SICVingança”, onde fez o papel do psicopata Luís. No programa “Contacto”, Nuno Melo revelou um episódio curioso que ocorreu durante as gravações daquela novela, na ocasião em que o seu personagem estava em tribunal a responder sobre os crimes que lhe eram imputados. De acordo com o enredo, ele tinha então um ataque cardíaco. Simplesmente, a cena foi tão bem executada, que todo o elenco presente pensou que tinha sido real, tendo sido chamada uma ambulância…
Foi distinguido com o Prémio Prestígio, atribuído pela RTP, durante o Lisbon Village Festival de 2007.
A seguir, entrou na novela “Resistirei” e, depois, na série histórica “Equador”, baseada na obra homónima de Miguel Sousa Tavares, onde esteve de Julho a Outubro de 2008. Protagonizou ainda a telenovela “Flor do Mar”. Entre Agosto de 2009 e Abril de 2010, participou na 7ª temporada de “Morangos com Açúcar”.
Em 2012, foi distinguido na gala SPAUTORES, como o Melhor Actor de Cinema de 2011, graças à sua interpretação no filme “O Barão”. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actor na XVII Gala da SIC.
Entre 1981 e 2014, participou em 20 filmes, 34 telenovelas e séries de televisão e 15 peças de teatro. Faleceu aos 55 anos, após lutar contra um cancro no fígado e sofrendo igualmente de hepatite C desde 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...