sábado, 10 de março de 2018

10 DE MARÇO - ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS


EFEMÉRIDEAntónio-Pedro Saraiva de Barros e Vasconcelos, realizador e produtor de cinema português, nasceu em Leiria no dia 10 de Março de 1939.
Estudou Direito na Universidade de Lisboa e Filmografia na Universidade de Sorbonne, cursos que não terminou.
É um dos realizadores do Cinema Novo Português, com o filme “Perdido por Cem”, de 1973. Foi também responsável por alguns dos maiores sucessos comerciais nas salas portuguesas, nomeadamente com “O Lugar do Morto” em 1984 e “Jaime” de 1999. Com este último, conseguiu a Concha de Prata do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e, em Portugal, os Globos de Ouro para Melhor Filme e Melhor Realizador. Os seus mais recentes filmes são “Os Imortais” de 2003, “Call Girl” de 2007 (Globo der Ouro de 2008) e “A Bela e o Paparazzo” de 2010.
A par da realização, foi produtor de cinema, tendo sido um dos fundadores da V. O. Filmes, da Opus Filmes e ainda da Centro Português de Cinema, cooperativa financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, ao tempo presidida por José de Azeredo Perdigão e que produziu a maior parte dos filmes do Cinema Novo Português.
Foi apresentador do programa “Cineclube”, na RTP2. Fez crítica literária e cinematográfica, tendo chefiado a redacção de “O Cinéfilo” (suplemento de cinema de “O Século”), com João César Monteiro, e sendo director Fernando Lopes. Foi colunista da “Visão” e director de “A Semana”, suplemento do “Independente”. É autor de “Serviço Público, Interesses Privados”, de 2002.
Foi provedor do leitor no jornal desportivo “Record”. Em 1985, representou Portugal no Fórum Cultural de Budapeste, a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros; presidiu ao Grupo de Trabalho do Livro Verde para a Política do Cinema e Audiovisual, dirigido pela Comissão Europeia, e presidiu à Associação Portuguesa de Realizadores, de 1978 a 1984, ao Secretariado Nacional do Audiovisual, de 1991 a 1993, e ao Conselho de Opinião da RTP, entre 1996 e 2003.
Foi professor da Escola de Cinema do Conservatório Nacional e coordenador executivo da licenciatura em Cinema, Televisão e Cinema Publicitário da Universidade Moderna de Lisboa.
Foi agraciado com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo presidente da República Mário Soares, em 10 de Junho de 1992.
Ganhou ainda o Prémio Sophia de 2015 e 2016, respectivamente com “Os Gatos não Têm Vertigens” (Melhor Filme e Melhor Realizador) e “Amor Impossível” (Melhor Filme).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...