quinta-feira, 15 de março de 2018

15 DE MARÇO - LADY GREGORY


EFEMÉRIDELady Gregory, de seu nome completo Isabella Augusta (Peesse) Gregory, dramaturga e folclorista anglo-irlandesa, nasceu em Roxborough no dia 15 de Março de 1852. Morreu em Coole Park, em 22 de Maio de 1932, com 80 anos de idade.
Juntamente com William Butler Yeats e outros intelectuais, co-fundou o Irish Literary Theatre e o Abbey Theatre. Escreveu numerosas peças curtas para ambas as companhias. Também produziu vários livros, onde recontou histórias da mitologia céltica.
Nascida numa classe social que se identificava de forma muito próxima com o governo do Reino Unido, a sua conversão ao nacionalismo cultural, conforme evidenciado nos seus escritos, foi emblemático das muitas mudanças que ocorreram na Irlanda durante a sua época.
Lady Gregory é recordada sobretudo pela sua força impulsionadora no Renascimento Literário Irlandês. A sua casa em Coole Park, County Galway, serviu como importante ponto de encontro para os principais líderes da Restauração. As suas primeiras obras como membro da direcção do Abbey foram tão importantes para o desenvolvimento do teatro como foram os seus outros escritos criativos. A sua divisa, retirada de Aristóteles, era «pensar como um sábio, mas expressar-se como uma pessoa comum».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...