domingo, 18 de março de 2018

18 DE MARÇO - RICHARD CONDON


EFEMÉRIDE - Richard Thomas Condon, romancista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 18 de Março de 1915. Morreu em Dallas, em 9 de Abril de 1996.
Ficou conhecido sobretudo pela obra “The Manchurian Candidate”, adaptada duas vezes ao cinema, em 1962 e 2004.
Escreveu mais de 25 romances, na sua maioria utilizando um estilo de thrillers satíricos, muitas das vezes com fundo político. Cinco das suas obras tiveram adaptações cinematográficas. 
Após ter servido na Marinha Mercante americana, Richard Condon trabalhou em Hollywoodf como agente promotor dos estúdios de Walt Disney Pictures e, mais tarde, fazendo scripts para a United Artists.
Duas décadas depois, decidiu reorientar a carreira e realizar o seu sonho, escrevendo o primeiro romance - “The Oldest Confession”. Em 1959, publicou “The Manchurian Candidate”, obra que lhe trouxe fortuna e celebridade. Este romance, com o anterior, foi adaptado ao cinema no princípio dos anos 1960.
Os proventos gerados, em grande parte, pelos direitos de adaptação ao cinema dos seus romances, permitiram-lhe passar largos períodos no estrangeiro. Esteve primeiro no México e depois em França, Espanha, Irlanda e Suíça. Na década de 1980, regressou aos Estados Unidos, tendo passado os seus últimos anos de vida no Texas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...