quarta-feira, 14 de março de 2018

14 DE MARÇO - FRANK BORMAN


EFEMÉRIDE - Frank Frederick Borman, astronauta norte-americano que comandou a primeira circum-navegação da Lua, a bordo da Apollo 8 (Dezembro de 1968), nasceu em Gary no dia 14 de Março de 1928.
Borman sofria de graves problemas de sinusite na infância, o que fez com que a sua família se mudasse para Tucson, no Arizona, onde ele cresceu e tomou contacto com a aviação a partir dos 15 anos de idade.
Graduado pela Academia Milita de West Point em 1950, tornou-se piloto de caça e de testes da US Air Force, até ingressar na NASA, no segundo grupo de astronautas seleccionado em 1962.
A sua primeira missão espacial foi no comando da nave Gemini VII, em 1965, juntamente com o astronauta James Lovell, ficando em órbita durante 14 dias, o mais longo período passado no espaço por uma missão Gemini.
Em Dezembro de 1968, realizou o voo pelo qual ficaria mais conhecido, ao comandar a Apollo 8 em direcção à Lua, a primeira missão tripulada a circum-navegar o satélite, mostrando que a NASA era capaz de construir um foguetão em condições de levar missões tripuladas à Lua.
Sendo um sério líder entre o grupo de astronautas da sua época, Frank Borman retirou-se da NASA em 1970, para fazer uma carreira executiva na companhia Eastern Airlines, durante os anos 1970/80. Durante o período em que foi presidente da companhia, e devido à sua reputação, esta adquiriu 23 Airbus A300. O exemplo foi depois seguido por outras companhias, apesar do habitual e natural proteccionismo americano.
Vive actualmente em Tucson, onde ainda reconstrói e voa em diversos aviões antigos da II Guerra Mundial e da Guerra da Coreia. Recebeu a Congressional Space Medal of Honor.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...