domingo, 11 de março de 2018

11 DE MARÇO - FILIPE SOARES FRANCO


EFEMÉRIDE - Filipe Soares Franco, administrador de empresas e dirigente desportivo português, nasceu em Lisboa no dia 11 de Março de 1953.
Estudou no Colégio Militar e licenciou-se em Administração e Gestão de Empresas na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, em 1979.
Exerceu diversas funções na administração do grupo Vista Alegre, chegando a ser membro do Conselho de Administração da Vista Alegre Espanha. Depois, foi administrador-delegado e director-geral do grupo Terrazul, administrador da Gil y Carvajal & Gras Savoye (operadora no sector da corretagem de seguros), da construtora Tecnovia, presidente da Saibrais (operadora no sector da extracção de areias), administrador da Pinto Basto e presidente da construtora Opway.
Foi presidente da Assembleia Municipal de Cascais, eleito pelo Partido Socialista, entre 2005 e 2009.
Iniciou a sua carreira como dirigente desportivo no GD Estoril Praia, onde foi presidente em 1992/93 e presidente da Assembleia-Geral em 1994/96 e 2010/14. Foi também vice-presidente da Federação Portuguesa de Ténis. Em 2005, tornou-se presidente do Sporting CP, após um período conturbado que levou o anterior presidente Dias da Cunha a demitir-se em solidariedade com o treinador José Peseiro.
No seguimento do “Project Finance”, apresentou uma proposta de viabilização do clube, que passava pela alienação de património não desportivo. A proposta, no entanto, não foi aprovada em Assembleia-Geral o que o levou a convocar eleições antecipadas, garantindo que não se candidataria.
Porém, devido ao crescente apoio por parte de personalidades do clube, anunciou oficialmente em Abril de 2006 a sua recandidatura à presidência do Sporting, gerando alguma controvérsia. Filipe Soares Franco foi eleito para o triénio 2006/09, com 74,2% dos votos expressos. Em Janeiro de 2009, avisou que não se recandidatava ao cargo, sucedendo-lhe José Eduardo Bettencourt.
Em Setembro de 2011, anunciou a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, mas o eleito foi Fernando Soares Gomes da Silva.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...