segunda-feira, 19 de março de 2018

19 DE MARÇO - MARIA DE LURDES RODRIGUES


EFEMÉRIDE - Maria de Lurdes Reis Rodrigues, professora universitária e política portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 19 de Março de 1956.
É reitora do ISCTE-IUL, sendo professora associada do Instituto, no qual lecciona desde 1986, e onde concluiu o seu doutoramento em Sociologia (1996) e prestou provas de agregação (2003).
Foi presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997/2002), representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE (1999/2002), representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat (1996/2002) e ministra da Educação (2005/09). Exerceu ainda actividades de consultoria e gestão de recursos humanos e formação profissional, em diversas instituições.
É autora de dezenas de artigos publicados em revistas científicas e em obras colectivas e dos seguintes títulos monográficos: “Sociologia das Profissões” (1997), “Os Engenheiros em Portugal” (1999) e “A Escola Pública pode fazer a Diferença” (2010) e “Profissões: Lições e Ensaios” (2012).
Em Fevereiro de 2016, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Em Fevereiro de 2018, foi eleita reitora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, para um mandato de quatro anos, tornando-se a primeira mulher a liderar a instituição.
Entre 2005 e 2009, foi ministra da Educação, tendo lançado e realizado diversas reformas. Particularmente controversas foram as reformas da carreira docente e da avaliação de desempenho dos docentes, as quais foram alvo de contestação por parte de professores e sindicatos, dos partidos da oposição e de sectores do Partido Socialista.
No primeiro ciclo do ensino básico, foi introduzido o ensino do Inglês e generalizada a escola a tempo inteiro, com oferta de actividades de enriquecimento curricular, como a música e a actividade física. Foram elaboradas cartas educativas, encerradas as escolas com menos de dez alunos e apoiada a construção de mais de 400 novos centros escolares.
Em articulação com o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, foi lançada em 2006 a iniciativa Novas Oportunidades, na qual se inscreveram, até Novembro de 2009, mais de um milhão de adultos. No mesmo período, concluíram o seu processo de certificação escolar cerca de 300 000 adultos.
O programa foi alvo de uma Avaliação Externa, encomendada a uma equipa da Universidade Católica Portuguesa e encabeçada pelo antigo ministro da Educação Roberto Carneiro. Nas conclusões apresentadas no relatório da Avaliação Externa diz-se que «No plano estratégico, e num horizonte de médio prazo, a Iniciativa Novas Oportunidades encerra um potencial precioso e de inigualável riqueza conceptual para inspirar a estruturação de um sistema de Aprendizagem ao Longo da Vida susceptível de colocar Portugal na dianteira dos demais países Europeus e da OCDE, que normalmente lhe servem de benchmark». Os resultados desta Avaliação Externa foram editados por UNESCO, MENON e CEPCEP no livro “Accreditation of prior learning as a lever for lifelong learning: lessons learnt from the New Opportunities Initiative, Portugal”.
No ensino secundário, foi reintroduzido de modo generalizado o ensino profissional nas escolas públicas. Entre 2005 e 2009, o número de alunos a frequentar cursos profissionais passou de cerca de 30 000 para mais de 126 000.
Em 2007, foi criada a empresa Parque Escolar e lançado o Programa de Requalificação das Escolas Secundárias, que abrangeu mais de 300 das cerca de 500 escolas com ensino secundário existentes. O programa foi objecto de avaliação realizada pela OCDE, cujos resultados foram publicados em livro (2012).
Também em 2007, foi lançado o Plano Tecnológico da Educação, visando a modernização das escolas básicas e secundárias, nomeadamente dotando-as de recursos informáticos. Em resultado do Plano, o número de alunos por computador passou de 18, em 2005, para cinco, em 2009.
Findo o trabalho à frente do Ministério da Educação, regressou às actividades académicas no ISCTE, onde coordena o programa de mestrado em Políticas Públicas, tendo também constituído a equipa de docentes do curso de doutoramento em Políticas Públicas e do curso de mestrado em Administração Escolar.
No início de 2010, foi nomeada presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, cargo que exerceu de Maio de 2010 a Dezembro de 2013. Em Outubro de 2011, a FLAD lançou o programa Study in Portugal, com vista à promoção das universidades portuguesas nos EUA e à captação de alunos norte-americanos para o sistema universitário português, em parceria com o Turismo de Portugal, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a AICEP e a Comissão Fulbright.
Maria de Lurdes Rodrigues participou na criação do Instituto das Políticas Públicas e Sociais (IPPS), organizando - desde 2012 - o respectivo Fórum.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...