segunda-feira, 5 de março de 2018

5 DE MARÇO - EMÍLIO SEVERINO DE AVELAR


EFEMÉRIDE - Emílio Severino de Avelar, médico que ganhou grande fama como urologista, sendo um dos pioneiros da especialidade em Portugal e um dos primeiros a intervir cirurgicamente na bexiga, morreu em São Tomé no dia 5 de Março de 1894. Nascera em Velas, em 20 de Fevereiro de 1834.
Era filho do capitão de navios Joaquim Severino de Avelar, da Calheta de São Jorge, e de sua mulher Laureana Emília Constância, natural da Horta.  O casal contou, entre os seus sete filhos, com outros dois médicos, um que veio a exercer a profissão no Brasil (Niterói) e outro que viria a ser guarda-mor da saúde, publicista e deputado às Cortes. Os três irmãos médicos, que trabalharam juntos em Ponta Delgada e depois em Lisboa, ficaram conhecidos pelos doutores Avelares.
Emílio Severino formou-se em Medicina e Cirurgia na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1862, sendo contratado - logo após a licenciatura - como facultativo do Hospital de Ponta Delgada, então sob a égide da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade. Em Ponta Delgada, ganhou grande reputação, considerando-se admiráveis os resultados que conseguia.
Exerceu clínica nos Açores até 1884, ano em que decidiu radicar-se em Lisboa, abrindo um consultório dedicado essencialmente à urologia. Em poucos anos, afirmou-se como um dos mais reputados médicos de Lisboa, sendo conhecidas as suas curas em questões urológicas e o seu pioneirismo no tratamento cirúrgico de doenças daquele foro.
Em 1894, deslocou-se à ilha de São Tomé com o objectivo de operar um doente que não se podia deslocar a Lisboa. Faleceu durante a sua estadia na ilha, vítima de febre biliosa.
Publicou em Lisboa a sua tese de licenciatura intitulada “Algumas Considerações a Propósito de um Caso de Quisto Piloso do Ovário”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...