segunda-feira, 26 de março de 2018

26 DE MARÇO - RUDOLF DASSLER


EFEMÉRIDE - Rudolf Dassler, empresário alemão fundador da marca desportiva Puma AG, irmão do fundador da marca Adidas (Adolf Dassler), nasceu em Herzogenaurach no dia 26 de Março de 1898. Morreu na mesma localidade em 27 de Outubro de 1974, vítima de cancro num pulmão.
Em 1924, a família Dassler lançou-se no fabrico de calçado para desporto e foi criada, pelos dois irmãos, a sociedade Gebrüder Dassler Schuhfabrik. Nas Olimpíadas de 1928, já equiparam numerosos atletas. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram fornecedores da Wehrmacht. 
Rudolf, filho de um sapateiro, trabalhou com ele, como aprendiz, depois de completar os estudos. Em 1924, passou a colaborar criativamente - com o pai e o irmão - alargando a gama dos produtos ao calçado desportivo. Além de botas de futebol, dedicaram-se a sapatos de ténis a partir de 1931.
A reputação dos produtos dos dois irmãos aumentou quando, em 1932, um sprinter alemão ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, equipado com sapatos Dassler. Quatro anos mais tarde, foi a vez de Jesse Owens ganhar 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim.
Por causa de diferendos com o irmão, Rudolf deixou a empresa familiar em 1947, para formar - um ano mais tarde – a sua própria empresa: a PUMA Rudolf Dassler Schuhfabrik.
Em 1960, exportava já para mais de uma centena de países em todo o mundo. Em 1962, o futebolista Pelé utilizou botas Puma nos Mundiais. Foram criadas sucursais na Alsácia e na Áustria. 
Depois d0o falecimento de Rudolf Dassler, o seu filho Armin tomou conta da empresa. Em 1985, Boris Becker foi o primeiro alemão a vencer um jogo de ténis em Wimbledon, utilizando sapatos e raquetas da marca Puma. Um ano mais tarde, a empresa passou a estar cotada em bolsa. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...