sexta-feira, 23 de março de 2018

23 DE MARÇO - IVAN MAKAROV


EFEMÉRIDE - Ivan Kuzmich Makarov, pintor russo, nasceu em Arzamas no dia 23 de Março de 1822. Morreu em São Petersburgo, em 9 de Abril de 1897.
Makarov era filho do artista K. A.  Makarov, que foi o criador da Escola de Arte de Saransk. Teve o seu primeiro contacto com a arte através do pai, ajudando-o a realizar pinturas em igrejas e a fazer decorações festivas.
Estudou na escola artística iconográfica AV Stupina, na sua cidade natal, onde o pai era assistente. Começou, em pouco tempo, a fazer trabalhos independentes, sobretudo pinturas criativas em igrejas.
Mudou-se para São Petersburgo e foi premiado pela Academia, pelo seu sucesso num período ainda de experimentação. Ganhou duas medalhas de prata -  com um retrato intitulado “Girls on a walk in Russian Costume” e com a pintura de uma paisagem.
Makarov acompanhou a Grã-Duquesa Maria Nikolaevna durante uma viagem pela França, Alemanha e Itália. O pintor ensinou o filho dela a desenhar, durante esse tempo.
Depois de regressar ao seu país, completou a sua formação académica. A Grã-Duquesa, em aliança com a Sociedade de Encorajamento aos Artistas, enviou-o para Roma durante dois anos, a fim dele se aprimorar.
Em 1855, voltou a São Petersburgo e aumentou o seu prestígio na Academia, com a beleza dos retratos que fazia, sobretudo os que envolviam a família imperial. Exibiu as suas pinturas nos corredores de uma escola e, em consequência disso, conseguiu a sua primeira exposição a solo.
Makarov tornou-se uma das maiores referências do século XIX. Caracterizou a sua carreira através dos seus retratos, com combinações impecáveis de cores e a habilidade de fazer transparecer o sentimento do momento.
Os seus trabalhos estão nalguns dos maiores museus e galerias da Rússia, como a Galeria Estatal Tretyakov, o Museu de Pesquisa Científica das Artes Russas, o Museu Russo e o Mordov Republican Museum of Fine Arts.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...