sexta-feira, 16 de março de 2018

16 DE MARÇO - CONSTANÇA CAPDEVILLE


EFEMÉRIDE - Constança Capdeville, compositora, pianista e percussionista portuguesa, nasceu em Barcelona no dia 16 de Março de 1937. Morreu em Caxias, Oeiras, em 4 de Fevereiro de 1992.
Iniciou os seus estudos musicais em Barcelona antes de se estabelecer permanentemente em Portugal a partir de 1951, devido a condicionantes político-sociais decorrentes da Guerra Civil de Espanha.
Constança prosseguiu os estudos superiores no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, cursando Piano com Varela Cid e Composição com Jorge Croner de Vasconcelos. Formou-se em Interpretação de Música Antiga (transcrição, instrumentação, prática de clavicórdio e acompanhamento pianístico) através de cursos ministrados por Carl Macario Santiago Kastner.
Constança Capdeville notabilizou-se ainda no ensino de Composição, nomeadamente na Academia de Música de Santa Cecília, no Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola Superior de Música de Lisboa e no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa.
Em 10 de Junho de 1992, a título póstumo, foi-lhe atribuído o grau de comendadora da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. O seu espólio musical encontra-se, desde Setembro de 2012, na Biblioteca Nacional de Portugal.
Desde 1993, há uma rua com o seu nome na Ameixoeira, em Lisboa. Em 2017, o Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas prestou-lhe também homenagem, por ocasião do 80º aniversário do seu nascimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...