segunda-feira, 12 de março de 2018

12 DE MARÇO - MAGDA GUZMÁN


EFEMÉRIDEMagda Guzmán, de seu nome completo Magdalena Guzmán Garza, actriz mexicana, morreu na Cidade do México em 12 de Março de 2015, vítima de infarto. Nascera em Saltillo no dia 16 de Maio de 1931. Magda é considerada uma das pioneiras da televisão mexicana com 20 filmes, mais de 60 telenovelas e outras tantas peças de teatro.
Começou a sua carreira como actriz no cinema. Trabalhou, juntamente com Silvia Derbez, Lilia Prado e Ana Luisa Peluffo, no filme “Tarzan y las Sirenas” (1948) protagonizado por Johnny Weissmuller. Foi uma consagrada actriz de telenovelas, tendo também actuado no teatro.
Era irmã de Roberto El Flaco Guzmán, actor falecido em 2002. Esteve casada com Julián Duprez, director de teatro, tendo tido uma filha, Karina Duprez, que é actriz e directora teatral. Após divórcio, casou-se - em 1970 - com o actor Federico Falcón, cujo verdadeiro nome era Federico del Castillo. Tiveram três filhos, tendo o esposo faleceu em 1980. Entre vários dos seus netos, conta-se a também actriz Magda Karina.
Teve actuações inesquecíveis nas séries televisivas “A usurpadora” (1998) e “Para voltar a amar” (2010/11).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...