terça-feira, 27 de março de 2018

27 DE MARÇO - KIICHIRO TOYODA


EFEMÉRIDE - Kiichiro Toyoda, engenheiro e industrial japonês, morreu em Aichi no dia 27 de Março de 1952. Nascera em Shizuoka, em 11 de Junho de 1894. Era ambicioso e tinha uma personalidade carismática. O pai, Sakichi, foi um grande industrial da tecelagem.
Quando de uma viagem a Nova Iorque em 1922, Kiichiro percebeu a importância do automóvel e ficou preocupado com a influência que os americanos teriam na economia japonesa. Decidiu construir carros.
De volta ao Japão, persuadiu o pai a entrar no negócio. Kiichiro passou o resto da década a visitar as principais fábricas americanas e europeias. Como o pai, também ele era um inventor inspirado e persistente.
Dizem que visitou Henry Ford mais de uma vez. Concluiu que o melhor a fazer era aprender com as técnicas americanas de produção em massa. «Mas não iremos copiá-las. Usaremos a nossa própria pesquisa e criatividade para desenvolver um método de produção que se adapte à situação do nosso país», disse ele.
Toyoda construiu o seu protótipo de motor a gasolina em 1930, na fábrica de tecelagem do pai. O seu progresso foi tanto que levou a ideia a sério e vendeu a patente do tear automatizado que havia inventado para financiar o novo empreendimento.
O primeiro motor ficou pronto em Setembro de 1934. O protótipo do primeiro carro, o modelo A, em 1935, deu início ao modesto Departamento de Automóveis da Tecelagem Toyoda. Com maquinaria importada do Ocidente, começou a produzir em 1936 o seu primeiro carro, o modelo AA, baseado no Chrysler Airflow, mas com uns toques de Chevrolet.
Em 1937, a marca cortou os laços umbilicais com a tecelagem e mudou o nome para Toyota Motor Corporation. Hoje está presente em 160 países e é a mais eficiente montadora do mundo. Essa eficiência vem do sistema criado em 1938 por Toyoda, que ficou conhecido como “Just in Time”, uma ideia inovadora, no qual as peças chegavam à linha de produção na hora da montagem e na quantidade exacta.
Kiichiro Toyoda morreria aos 57 anos (1952), mas a empresa ficou sempre na posse da família. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...