quarta-feira, 28 de março de 2018

28 DE MARÇO - JOSÉ MARIA NEVES


EFEMÉRIDE - José Maria Pereira Neves, político cabo-verdiano, primeiro-ministro entre Fevereiro de 2001 e Abril de 2016, nasceu em Assomada no dia 28 de Março de 1960.
Foi deputado da Assembleia Nacional de 1996 a 2000, eleito pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), à época na oposição. Ocupou os cargos de 2º vice-presidente da Assembleia e director da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional.
Nas eleições autárquicas de Março de 2000, foi eleito presidente da Câmara do Concelho de Santa Catarina, cuja sede é a cidade de Assomada, segunda maior cidade da Ilha de Santiago e sua terra natal.
Após ter sido eleito presidente do PAICV em Junho de 2000, o seu partido venceu as eleições legislativas de Janeiro de 2001.
Como resultado, José Maria Neves foi designado primeiro-ministro de Cabo Verde pelo presidente da República, tendo assumido o cargo em Fevereiro de 2001. Novas eleições legislativas foram realizadas em Janeiro de 2006 e, tendo o seu partido vencido novamente, foi reconduzido na chefia do Governo de Cabo Verde em Março de 2006, para mais um mandato de cinco anos. Em Fevereiro de 2011, José Maria Neves foi pela terceira vez eleito primeiro-ministro de Cabo Verde.
A sua actuação como primeiro mandatário de Cabo Verde levou-o em viagens oficiais a diversos países. Em 2005, José Maria Neves esteve no Brasil, visitando 8 capitais de Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal e Fortaleza), sendo recebido em audiência pelo presidente Lula da Silva. Foi também recebido pelo Papa Bento XVI em Setembro de 2010.
É um politico que, apesar da sua juventude, foi considerado - por várias instancias internacionais - como o melhor primeiro-ministro de um país africano. Durante os seus mandatos, Cabo Verde foi contemplado por duas vezes com o programa americano Millennium Challenge Account.
José Maria Neves fez a sua educação primária e secundária em Cabo Verde. Licenciou-se em Administração Pública na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...