quarta-feira, 21 de março de 2018

21 DE MARÇO - JEAN PAUL


EFEMÉRIDE - Jean Paul, de seu verdadeiro nome Johann Paul Friedrich Richter, escritor romântico alemão, nasceu em Wunsiedel no dia 21 de Março de 1763. Morreu em Bayreuth, em 14 Novembro de 1825.
A atmosfera protestante em casa marcou-lhe a infância. Começou a familiarizar-se com as ideias do Iluminismo através de um proeminente maestro e de um pároco, mais do que através do pai que era ultraconservador. Separado dos centros político-literários da sua época, Jean Paul desenvolveu-se de modo autodidacta e, aos 15 anos, já tinha um amplo conhecimento sobre livros que recolhia em cadernos monográficos.
Em 1779, Jean Paul mudou-se para Hof, onde se tornou amigo de Johann Bernhard Hermann, que viria a ser o arquétipo de muitas personagens das suas novelas. Poucos meses depois, morreu-lhe o pai, o que despoletou na família uma grave crise económica.
Em Maio de 1781, Jean Paul ingressou na Universidade de Leipzig, prosseguindo os estudos de Teologia, mas sem muito interesse. Começou então a descobrir-se como escritor. Depois das suas primeiras experiências literárias, escreveu principalmente sátiras ao estilo de Jonathan Swift, as quais reuniu em forma impressa, em 1783, sob o nome de “Grönländische Prozesse” (“Os processos gronelandeses”). No entanto, a esta primeira publicação não se seguiram logo outros êxitos.
Em 1784, Jean Paul teve que fugir dos seus credores e regressar a casa da mãe, em Hof. A forma como se sentia nesses tempos pode ser testemunhada na sua novela “Siebenkäs”. À pobreza opressiva daqueles anos veio juntar-se a morte de um amigo em 1786 e o suicídio do seu irmão Heinrich em 1789. Só quando Jean Paul começou a ensinar, como professor particular, a partir de 1787, é que a sua sorte começou a mudar, mas muito lentamente.
O seu êxito como escritor teve início em 1793, com a novela “Die unsichtbare Loge”. Jean Paul havia enviado o manuscrito ao escritor Karl Philipp Moritz, que se mostrou entusiasmado: «Mas isto está acima de Goethe, é algo totalmente novo!». O livro encontrou rapidamente uma editora em Berlim. Jean Paul tornou-se famoso, ganhando um lugar especial na literatura alemã e dividindo sempre os leitores. Para alguns, era merecedor de uma veneração sem limites; para outros, era objecto de desinteresse e reprovação.
August Wilhelm Schlegel qualificou as suas obras de “solilóquios”, nos quais permitia aos leitores tomar parte. Os seus escritos caracterizam-se pelas metáforas audazes e tramas digressivas e até certo ponto labirínticas. Jean Paul influenciou também, com os seus livros, alguns compositores e escritores da sua época.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...