terça-feira, 6 de março de 2018

6 DE MARÇO - GUTZON BORGLUM


EFEMÉRIDE - John Gutzon de la Mothe Borglum, artista e escultor norte-americano, célebre por ser o autor das efígies dos quatro presidentes dos Estados Unidos no Monte Rushmore, Dakota do Sul, morreu em Chicago no dia 6 de Março de 1941.  Nascera em Bear Lake, Idaho, em 25 de Março de 1867.
Estudou Arte em San Francisco e em Paris (1890/93), especializando-se em esculturas de temática americana. Na capital francesa, conheceu Auguste Rodin, que o influenciou. Expôs algumas das suas obras no Salão de Pintura e Escultura. Entre 1896 e 1901, em Inglaterra, chegou a ser remunerado pela realeza.
De regresso aos Estados Unidos, fez esculturas de santos e apóstolos para a nova Catedral de São João o Divino em Nova Iorque. Uma destas esculturas foi adquirida pelo Metropolitan Museum of Art, sendo a primeira obra que este museu comprou a um escultor vivo. Impôs-se também com alguns retratos e ganhou a Logan Medal of the Arts.
Diplomou-se no Harvard Technical College. Sentia-se fascinado por temas nacionalistas e em escalas gigantescas. Fez uma cabeça de Abraham Lincoln talhada num bloco de mármore de 6 toneladas, que esteve exposta na Casa Branca e se encontra hoje na Rotunda do Capitólio em Washington. Era muito competitivo nos contratos lançados para edifícios e monumentos públicos. Colaborou igualmente no magazine progressista “The Masses” (1912).
Em 1916, começou a trabalhar a Stone Mountain na Geórgia, um gigantesco baixo-relevo comemorativo da Confederação, até que desavenças com as autoridades pararam a obra.
Trabalhou no monumento do monte Rushmore, Black Hills, desde 1927 até à sua morte em 1941. Este conjunto monumental consta das cabeças em tamanho colossal dos presidentes Washington, Jefferson, Roosevelt e Lincoln. Os rostos, que se encontram a uma altura de 152 m, medem de 15 a 21 m, o que não impede que sejam dotados de grande realismo na sua expressão e detalhe. Depois do seu falecimento, o filho Lincoln terminou o projecto.
Borglum, que foi também o autor da Medalha do Centenário de David Livingstone, encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...